Seguidores

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ Parada 11 - INVASÃO AO POVOADO DE BOA ESPERANÇA (RN)

Por Geziel Moura

Depois que partiram do Sítio Morcego, os cangaceiros, continuaram contornando a Serra de Martins (RN), estiveram presentes em diversos sítios, muitos deles não existem mais: Sítio Ribeiro, Corredor, Buracos, Carnaubinhas e Cajueiro, na sequência eles invadiram o, então, povoado Boa Esperança, hoje a cidade de Antônio Martins.

Capela de Santo Antônio que estava em festa por ocasião da invasão do povoado. - As fotos foram flagradas por Geziel Moura

Na época, Boa Esperança era cidade de poucos habitantes, e a população aguardava a banda, responsável pela atração musical da festa, em comemoração a Santo Antônio, que iria acontecer pela noite. Como era de costume, o aviso da presença de cangaceiros na região, chegou antes deles, porém Justino Ferreira de Souza o líder do local. entendeu que por se tratar de momento festivo, Lampião iria aliviar o povoado, e nada fez, apenas esperou. 

Residência de Augusto Nunes de Aquino e Rosina Novais - As fotos foram flagradas por Geziel Moura

Lampião entrou em Boa Esperança, como o exército nazista em Paris, a cabroeira com cara de poucos amigos, começou a fazer saques e roubos nas casas e bodegas.

Residência de Augusto Nunes de Aquino e Rosina Novais - As fotos foram flagradas por Geziel Moura

A casa comercial de Augusto Nunes de Aquino também foi alvo de depredação, prenderam o comerciante com toda a família e pediram resgate, de 2 contos de réis por sua liberdade, quando se preparavam para levar sua esposa, D. Rosina Novais esbravejou: "Que terra sem proteção essa?Parece que não tem homem...na minha terra ninguém se atreveria a fazer isso", a presença de espírito da mulher, levou Sabino aos gritos perguntar a mulher que "terra" era esta, ela respondeu: "Sou de Floresta do Navio, Pernambuco", foi a senha para que deixassem em paz Augusto Nunes de Aquino, principalmente porque sua esposa era parente de Elias e Emiliano Novais amigos de Lampião. Virgolino pediu desculpas pelos transtornos causados ao casal.

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário