Seguidores

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ESSA É PARA OS AMANTES E APRECIADORES DE MATERIAIS INÉDITOS RELACIONADOS AO CANGAÇO.

Fotografia gentilmente cedida pela família do casal Moreno e Durvinha. (Neli Conceição Conceição)

Na época em que essa fotografia foi registrada ninguém suspeitava que esta senhora por nome JOVINA MARIA DA CONCEIÇÃO, era na verdade DURVALINA GOMES DE SÁ que no passado foi a bela cangaceira DURVINHA integrante do bando de Lampião.

A história de Durvinha se confunde com a de tantas outras moças do interior nordestino, que sem pensar e sem medir consequências resolveram abandonar a casa dos pais para seguirem pelas veredas árduas do cangaço em busca da falsa ilusão promovida por seus envolvidos.

Durvinha entrou para o cangaço ainda muito jovem após se apaixonar pelo cangaceiro Virgínio Fortunato "Moderno", viúvo de Angélica Ferreira irmã de Lampião. Durvinha e Virgínio permaneceram juntos até o mês de outubro de 1936, quando durante uma troca de tiros com a polícia Virgínio é baleado e morto em consequência do ferimento.

Como nos bandos cangaceiros não era permitida a presença de mulheres sem companheiros, Durvinha sem outra opção aceita o convite do cangaceiro Moreno para ser sua companheira e passa a acompanhá-lo.

O novo casal permanece no cangaço até o ano de 1940, quando decidem abandonar definitivamente a vida das armas e seguem rumo ao estado de Minas Gerais, onde se estabeleceram, constituíram família e mantiveram suas vidas passadas escondidas de todos, até mesmo dos filhos, durante sessenta e seis anos.

Em 2005... o segredo sobre suas vidas passadas foi descoberto e suas histórias foram conhecidas por todos. A história do casal cangaceiro virou tema do Livro MORENO E DURVINHA - SANGUE, AMOR E FUGA NO CANGAÇO de João de Sousa Lima e tema de um documentário produzido por Wolney Oliveira chamado OS ÚLTIMOS CANGACEIROS, além de virar notícia nos principais telejornais do país.

O resto da história todos já sabem...

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário