Seguidores

domingo, 13 de dezembro de 2015

MOSSORÓ É 1º LUGAR NO ESTADO EM QUALIDADE DE EDUCAÇÃO


De acordo com o levantamento, Mossoró alcançou 5,46 pontos no quesito Educação, ante 5,09 conquistado pela capital do Rio Grande do Norte, Natal, e 4,97 da média brasileira.

Crianças da educação infantil da rede municipal recebem tratamento diferenciado. Fotos: Secom/PMM

O ranking da consultoria Delta Economics & Finance, divulgado semana passada, e que coloca Mossoró entre as 50 melhores e maiores cidades do Brasil também aponta outro resultado expressivo: o município ocupa a primeira colocação no Rio Grande do Norte em qualidade na educação, com uma pontuação que supera, inclusive, a média nacional.

De acordo com o levantamento, Mossoró alcançou 5,46 pontos no quesito Educação, ante 5,09 conquistado pela capital do Rio Grande do Norte, Natal, e 4,97 da média brasileira. A pesquisa avaliou, entre outros critérios, taxa de analfabetismo da população, taxa de frequência no ensino básico, percentual de crianças que frequentam a escola e Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Esse resultado reflete, de acordo com a secretária municipal de Educação, Iêda Chaves, a atenção especial que a Prefeitura de Mossoró direciona para o setor. Em 2014, por exemplo, a gestão investiu 34,51 do orçamento em educação, quando a Constituição Federal (CF) estabelece, em seu artigo 212, o investimento mínimo de 25% e a Lei Niná Rebouças prevê 30%.

“Os resultados positivos refletem o compromisso da gestão. Estamos avançando na nossa política de melhoria da educação pública do município, com indicadores comprovando que o caminho adotado tem permitido sim conquistas significativas. O mais gratificante nesse processo é constatar que os nossos alunos são os principais beneficiados com os investimentos em educação”, destaca a secretária Iêda Chaves.

Desde que assumiu o comando do Poder Executivo local, o prefeito Francisco José Júnior tem dito que educação é prioridade em sua gestão e, em dois anos de administração, uma série de ações já foram promovidas no setor. “Nosso trabalho vem sendo reconhecido em nível nacional. Recentemente, a agência de classificação de risco Austin Rating mostrou que Mossoró ocupa a 28ª posição entre os municípios de grande porte do país quando analisada a aplicação de recursos em educação”, reforçou.

LEITURA

A atual gestão municipal tem investido maciçamente no incentivo à leitura. Através da Secretaria da Educação, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de atividades que disseminam conhecimento e estimulam o hábito de ler entre as crianças. É o caso de projetos como o “Nas Ondas da Leitura”, “Trilhas”, “Muda Mundo”, e Biblioteca Itinerante, instalada no Meu Bairro Melhor, e é um dos espaços mais procurados pelo público.

TECNOLOGIA

Os investimentos em tecnologia educacional também têm recebido atenção especial da Prefeitura Municipal de Mossoró. A rede de ensino possui equipamentos como 200 mesas digitais, à disposição dos estudantes e professores desde junho do ano passado, quando foram entregues pelo prefeito Francisco José Júnior. Em 2015, as mesas interativas passaram por um processo de atualização de seus sistemas e ampliaram sua funcionalidade.

REFORMAS

Na atual gestão, cerca de 300 professores foram convocados, através de concurso público, para atuarem nas Unidades de Educação Infantil e escolas da cidade. A aplicação de recursos em educação também vem permitindo a reforma em escolas e construção de quadras de esporte, além da valorização dos servidores. Entre 2014 e 2015, cerca de 20 escolas e UEIs passaram e/ou estão passando por serviços de restauração.

http://gazetadooeste.com.br/mossoro-e-1o-lugar-em-qualidade-de-educacao/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário