Seguidores

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O JORNAL “A NOITE” DO RIO DE JANEIRO EM SUA EDIÇÃO NÚMERO 7.034 DE 26 DE JUNHO DE 1931... PUBLICOU A SEGUINTE MATÉRIA... DOIS OFFICIAES DA RESERVA QUEREM DAR CABO DE LAMPEÃO.

Abaixo (Foto) os Voluntários o 1º Tenente Pedro Salustiano dos Santos (Fardado) e o 2º Tenente Custódio da Silva Fontes, ambos oficiais da Reserva.

O plano dos dois officiaes, eles o afirmam, é maduramente estudado, e, por isso mesmo, não o podem revelar. Estão é certos de que não falhará.

- Precisamos é de uma solução prompta, por isso mesmo que, agora dispostos a emprehender essa campanha (e poderíamos partir até hoje mesmo, se o governo o resolvesse), ficamos com a nossa vida suspensa, sem poder, em virtude do nosso offerecimento, tomar qualquer attitude que nos impeça de attender de qualquer modo, á ordem que nos der o governo.

Os dois officiaes empenhar-se-ão por trazer “Lampeão” vivo, embora julguem isso um pouco diffícil, pois o temível facínora, mesmo, não se entregará senão depois de morto em combate.

- Resta-me, no entanto, a esperança de que elle caia ferido, não mortalmente, e que, tratado, possa se restabelecer e ser apresentado á população carioca.

Tem a palavra, agora o governo. Não se trata de dois exploradores, antes de dois homens dispostos a lutar para livrar o sertão do Nordeste de um grande flagello.

Tanto assim que elles não pedem dinheiro e solicitam, apenas 52 nordestinos, á sua escolha, aqui residentes e, pois sem ligações com o facínora, bem armado e bem municiados.

Cumpre o governo chamar os dois officiaes e dar-lhes o pouco elemento que julgam necessitar. A convicção firme de ambos e de que pegarão “Lampeão” vivo ou morto.”

Na teoria e no papel tudo parecia ser muito simples, mas esses bravos homens esqueceram que iriam enfrentar um cangaceiro inteligente, estrategista em combates e possuidor de inúmeras vitórias contra Forças Militares do Governo e ainda por cima na caatinga, seu habitat.

Fonte: facebook - O cangaço
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário