Seguidores

sábado, 16 de janeiro de 2016

MARIA BONITA RESTAURADA

Por José Mendes Pereira

Solicitei ao amigo Gabriel Ferreira lá de Serrinha, no Estado da Bahia, para que fizesse uma restauração na foto de Maria Bonita, e ele atendeu à minha solicitação, e fez um excelente trabalho. 

Nesta foto ela nem sonhava em ser um dia Maria Bonita. Ainda era Maria Gomes de Oliveira ou simplesmente Maria de dona Déa, que era o apelido de sua mãe Maria Joaquina da Conceição. 

Os pais de Maria Bonita

Segundo alguns cangaceiros que deram entrevistas aos jornalistas, escritores e pesquisadores, este apelido de Maria Bonita quem a deu foi a polícia, por ela ser bonita. Afirmaram também que jamais ela foi chamada de Santinha por Lampião "foi criação", e os cangaceiros a chamavam de dona Maria e quando se referia a ela, chamavam-na de Dona Maria do Capitão. 

A foto pertence ao acervo do escritor e pesquisador do cangaço João De Sousa Lima.

Você que gosta de estudar cangaço e que começou agora, não acredite em tudo que as pessoas dizem, procura adquirir bons livros através dos escritores e para isto, existe a Livraria do professor Francisco Pereira Lima, lá em Cajazeiras, no Estado da Paraíba, e seu e-mail é: franpelima@bol.com.br.

Clique neste link para você ver todos os livros da Livraria do Professor Pereira

http://sednemmendes.blogspot.com.br/2015/08/relacao-de-livros-venda-professor.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário