Seguidores

sábado, 13 de fevereiro de 2016

A COLUNA PRESTES NÃO TEVE FOCO COMUNISTA, APESAR DE MARCHA REVOLUCIONÁRIA COMO ASSIM FICOU CONHECIDA PELA HISTÓRIA.

Por Luiz Serra, Portal UNNO

Prestes e os companheiros chegaram a enfrentar em breve recontro o bando de Lampião na trágica frente nordestina. (Frederico Pernambucano).

Foi uma rebelião nacional, iniciada em 1925 no R. G. do Sul, tendo por líderes civis e militares, tais como Osvaldo Aranha, Juarez Távora e Luiz Carlos Prestes, que se insurgiram contra o governo Arthur Bernardes, e a política “de convenção”, que fazia eleger alternadamente um presidente da República mineiro e outro paulista. Era então a política do “café-com-leite”.


A reação na passagem por São Paulo, com a morte de Joaquim Távora, em que grupos de militares paulistas, liderados pelos generais Isidoro Dias Lopes e Miguel Costa e também pelos tenentes Eduardo Gomes, Joaquim Távora e Juarez Távora, fugiram da capital paulista em razão de bombardeios sofridos, e se uniram, no estado do Paraná, às tropas gaúchas, que vieram da cidade de Alegrete, onde o movimento teve início. Os gaúchos tinham como líderes: Siqueira Campos, João Alberto e Luis Carlos Prestes.

Na prática, a liderança foi do general Miguel Costa, e Prestes cuidava do estado-maior da Coluna, e inspirou o nome da gigantesca tropa de cavalarianos insubmissos. A inspiração dessa marcha de revoltosos fora a epopeia dos Tenentes, na denominada rebelião do Tenentismo de 1922. Cavalgaram Brasil adentro em quatro grandes alas de 350 homens, comandadas por Siqueira Campos, João Alberto Lins e Silva, Djalma Dutra e Cordeiro de Farias.

A Coluna atravessou o país, arregimentou mais de mil e 400 milicianos, entre policiais e soldados desertados, e precisava de montarias e alimentação, do que dependia de contribuição, e até em forma de apresamento de animais de fazendeiros pelo caminho.

Ao adentrar o Nordeste, a Coluna se transformou numa marcha desesperante, pois houve resistência armada em vários lugares, inclusive ameaça de confronto com os terríveis cangaceiros de Lampião. Até Padre Cícero constituiu uma frente de jagunços armados, o Batalhão Patriótico, para combater a Coluna Prestes.

Num desses recontros houve a chacina de Piancó, quando dezenas de sertanejos, liderados pelo padre Aristides, fizeram fogo contra uma das alas da Coluna, tendo inicialmente tombado quatro revoltosos de Prestes. Audácia suicida de Aristides, pois a ala de João Alberto veio em reforço à de Siqueira Campos atacada, e foi um morticínio de todos os 30 resistentes de Piancó. O padre Aristides foi esquartejado e teve a genitália decepada e jogada aos cães.

Mais confrontos na Bahia quando da reação de coronéis locais fizeram a Coluna volver a marcha pelo sertão de Alagoas, fazendo os revoltosos saírem de novo pelo Piauí, não sem antes trocar tiros com o bando de Lampião.

Prestes após a dispersão da Coluna redigiu um manifesto induzindo a que a base de propósitos da revolta tivesse uma conotação marxista. Mas tal intenção foi repelida por Juarez Távora, que redigiu a carta resposta de princípios democráticos. Prestes então seguiu para a Argentina, e depois entrou para o Partido Comunista, e, voltando da Rússia, alimentou a famosa Intentona Comunista, de triste memória nacional.

No conteúdo político, a Coluna Prestes traduziu um movimento político-militar brasileiro existente entre 1922 e 1953 e ligado ao tenentismo, de insatisfação com a República Velha, pugnavam a exigência do voto secreto, a defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda população. Fez redundar a Revolução de 1930, e todo o regime de índole populista de Getúlio Vargas.

Há quem afirme que a relevância da carta de princípios da Coluna Prestes influiu os ditames sociais por toda a história política brasileira até os nossos dias.

Fonte: facebook
Página: Luiz Serra

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário