Seguidores

sábado, 20 de fevereiro de 2016

CANGACEIRO “ PANCADA “ FALA AO JORNAL “ A NOITE “..Edição: 14-11-38


É de estatura mediana, moreno. Disse ter 27 anos de idade , sendo chamado de LINO JOSÉ DE SOUZA, filho de José Teixeira de Souza e Delfina Maria da Conceição. Nascera em Santo Antônio da Glória – Bahia, e, ainda, solteiro entrara para o cangaço há uns 7 anos, atrás.

Os 4 primeiro anos, passara no grupo de Lampião . Depois, Corisco e estava chefiando grupo próprio. Disse que assina o nome, e, antes de ser bandido era vaqueiro . Após a morte de Lampião entregara-se á polícia na Fazenda Poço Redondo , onde descansavam já há três dias.

Contou, ainda, que entrou forçado para o cangaço, pois como seu pai, era forte coiteiro de Lampião e, numa noite, na fazenda de seu pai, fora atacado por cabras do bando de Lampião . Vendo que seria preso pelos cangaceiros ou pelos macacos, resolveu seguir o capitão. Tinha 20 anos nessa época. 

“ - Meu pai não quis acompanhar Lampião, mas disse que preferia que eu fosse bandido, a ser preso e maltratado pelos macacos ( policia)“.

Quando se juntou a o grupo e ia saindo do Sitio de seu pai, foram alvejados pela “ força policial “ tendo “ Pancada” a ocasião de fazer a primeira morte de sua funesta carreira, baleando um soldado. A uma de nossas perguntas, respondeu não ter remorso, pela morte que fizera no início de sua carreira, ao contrário, ficara satisfeito , uma vez que fora elogiado pelo Capitão.

Disse que não recordava dos combates que dera, pois foram muitos.
SOBRE MARIA JOVINA.

“- Roubei Maria Jovina em 1935. A gente já se gostava desde 1933 , quando passei com o Capitão na casa dela. Depois, formei um grupo e fui doidinho buscá-la.

Conta, então, que os bandidos tinha muita confiança em Lampião ... 
- “ Ele dizia que tinha o corpo fechado, “. – Disse, abaixando a cabeça, numa demonstração de sentimento. “ – Que para ser acertado por um “macaco” era preciso que ele tivesse cabelo no coração . O “ Capitão “ quando a gente matava alguém gostava que a gente sangrasse. “ Nunca gostei de “sangrar “..

Declarou-nos, ainda, que esteve no massacre de DOMINGOS vaqueiro e, da família deste, poucos dias depois do combate de Angico. 

-“ Não tomei parte naquela miséria. Foi armada só de CORISCO e seus cabras. “ Nós estava dentro da casa e as pessoas foram mortas detrás do curral de pedra da Fazenda. Não quis ver porque ele disse que ia cortá as cabeças “.

PANCADA sentiu muito a morte do Capitão , apesar de achar que a vida boa era ali , desgostou-se a ponto de procurar a polícia para se entregar junto com seus amigos.

Respondendo a outra pergunta, nos informou: 
“Quanto a CORISCO sabe que ele está na Bahia, quase sem gente. Conduz, apenas, poucos cabras, e, DADÁ a sua amante. A seu ver, não demorará muito para CORISCO ser preso. Bebe muito e, quando está bêbado apanha de DADÁ Ele próprio, ainda, não se entregou porque sua amante não consente“

O desejo de PANCADA é ir para o sertão dar combate aos outros bandidos. Tem vontade, agora, de ser macaco (policial). Depois, a justiça faça dele o que quiser.

Foto: Benjamin Abraão.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta
Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário