Seguidores

domingo, 20 de março de 2016

A MORTE DE SABINO DAS ABÓBORAS


Após ter sido baleado durante um tiroteio ocorrido na Fazenda Piçarra localizada na época do acontecimento no município de Macapá/CE e atualmente no município de Jati/CE, a qual pertencia ao senhor Antônio da Piçarra, por volta do oitavo dia após o tiroteio, Sabino pediu a um dos homens seu Parabellum, pois queria ver a arma.

O negro Doutor (que era seu comandado) entregou-lhe a arma, tomando antes o cuidado de descarregá-la. Sabino, inopinadamente, levou a arma sem balas à cabeça, acionando o gatilho. Ouviu-se somente o seco estalido.

- Vocês não podem fazer isso comigo... já tô quase morto e só atrapaiando... disse o moribundo.

- A gente não vai abandonar ocê! – disse Lampião.

- Capitão, se o sinhô é meu amigo, acabe com esse sofrimento! – disse Sabino.

- Não, eu não faço isso com um amigo!

Ninguém se prontificava a atender ao pedido de Sabino. Exceto Mergulhão, que acabou aceitando o papel de executor. O ferido pediu alguns minutos, rezou, colocou um pano sobre os olhos e disse:

- Tô pronto!

Mergulhão aproximou a arma do ouvido de Sabino e disparou.

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Morte do cangaceiro Mergulhão
 Por Rubens Antonio
No detalhe, cangaceiro "MERGULHÃO" (Antonio Juvenal), quando posava para a câmera de Alcides Fraga, em 17/12/ 1928, no lugarejo Ribeira do Pombal/BA.

A 07 de Janeiro de 1929 travou-se o combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, BA, lembrado pela morte de Mergulhão, cujo nome era Antonio Juvenal da Silva, mas que aparece citado também, na literatura sobre o Cangaço como Antônio Rosa. Da visita ao local pode colher alguns depoimentos e bater algumas fotos.

Antecipando algo do material, observo que a povoação está muito mudada, em relação ao contexto de então, mas há muitos elementos reconhecíveis e outros identificáveis através de testemunha ainda viva dos eventos.

Sabemos que o fogo se deu quando a volante chegou e os cangaceiros dançavam em uma casa, num forró.

A causa do forró, na verdade, era alheia aos cangaceiros. Era festejo local pela construção de uma nova "armação" para a feira do povoado, que, na verdade, não passava de uma arranjo descontínuo e desordenado de casas mais esparsas.

O cemitério local foi o sítio de maior destaque, onde morreram os dois policiais, soldados José Rodrigues e Manoel Nascimento.

Segundo a autópsia:

"José Rodrigues, com um ferimento com orificio de entrada na região dorsal superior e orifício de saída sobre o mamillo direito; Manoel Nascimento com três tiros; um que penetrava entre a 6ª e a 7ª lombar, com destruição das anças intestinais e orifício de saida sobre a crista illiaca com fractura; outro na região anterior direita do thorax e outro na região cervical esquerda." 

Rochedo em que Lampião e Ezequiel se apadrinharam para disparar contra a volante, que se encontrava no Povoado de Abóboras. A posição da volante era aproximadamente a da caixa d'água vista ao longe, entrincheirada no antigo cemitério. 
Edilson dos Santos, proprietário do terreno, aponta a localização da sepultura do cangaceiro Mergulhão.
Pequenas pedras restantes da sepultura do cangaceiro Mergulhão.
 Sítio da sepultura de MERGULHÃO
João Alves Guimarães apontando localização da entrada do antigo cemitério.

As pedras diante dos seus pés são do antigo portal.

A terraplenagem e a pavimentação foi feita somente com a retirada das lápides. Portanto, os restos dos sepultos ainda estão aí.

Próximo à quina branca que se vê à esquerda estão sepultados os restos de um dos soldados mortos no tiroteio. Seguindo-se em frente, em direção à rua, encontram-se os restos do outro soldado.Abraços!
Rubens Antonio

(*)Professor e palestrante sobre História Geológica da Bahia, Antropologia, Geologia, Epistemologia, Metodologia do Trabalho Científico, História da Ciência .Fonte da Matéria: Comunidade do Orkut - Cangaço, Discussão Técnica do amigo Ronnyeri .PARABENIZO O AMIGO " RUBENS ANTÔNIO " PELA EXCELENTE MATÉRIA, BEM COMO, PELO SEU DESEJO DE PRESERVAR, DOCUMENTALMENTE, A HISTÓRIA DO 
CANGAÇO E DE SEUS PERSONAGENS, ALÉM DE PARTILHAR COM TODOS, O GRANDE ACHADO. VALEU AMIGÃO !! .Um forte abraço a todos

IVANILDO SILVEIRA

Colecionador do cangaço

Natal /RN



http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Fonte: Livro LAMPIÃO – A MEDICINA E O CANGAÇO de Antônio Amaury Corrêa de Araújo e Dr. Leandro Cardoso Fernandez

Fonte: facebook - Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário