Seguidores

sexta-feira, 8 de abril de 2016

ESSA FOTOGRAFIA EU TENHO CERTEZA QUE VOCÊS NUNCA VIRAM ANTES.

Por Geraldo Júnior

Para mim é sempre um imenso prazer apresentar algo novo para os amigos (as) membros e simpatizantes do Grupo O CANGAÇO e essa fotografia de Sila (Ilda Ribeiro de Sousa) companheira do célebre cangaceiro Zé Sereno nunca foi apresentada antes em redes sociais ou em qualquer outro meio de comunicação, pois se trata de uma fotografia pertencente ao acervo familiar que durante décadas permaneceu apenas ao alcance das pessoas mais próximas da família e que graças à atitude sensata e a gentileza da amiga Gilaene “Gila” de Sousa Rodrigues (In memorian) filha do casal cangaceiro é que podemos hoje ter acesso a essa e outras raridades fotográficas que ainda serão publicadas posteriormente em nossas páginas.

Sila e seu companheiro Zé Sereno foram alguns dos que sobreviveram ao ataque da Força Policial Volante de Alagoas comandada pelo então Tenente João Bezerra em 28 de julho de 1938, ocasião em que foram mortos; Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um Soldado Volante.
Após se entregarem às autoridades e posteriormente obterem a liberdade o casal juntamente com outros remanescentes do cangaço rumaram em direção à região sudeste do país, até chegarem ao estado de São Paulo onde fixaram residência e se estabeleceram definitivamente na capital do estado.

O casal ao chegar à grande metrópole passou por dificuldades e atribulações que geralmente a grande maioria dos retirantes nordestinos passa para se adaptarem a nova e dura realidade, mas com o passar do tempo a vida e as dificuldades foram se estabilizando e conseguiram finalmente vencer todos os obstáculos que a vida os proporcionou e terminaram seus dias de vida como pessoas de bem, honestas e cumpridoras de seus deveres. Deixando a vida passada apenas em suas memórias.

A fotografia (acima) de Sila provavelmente foi registrada entre as décadas de 1960/1970 na cidade de São Paulo/SP onde residia.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior 
Grupo: O Cangaço
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=569602609870306&set=gm.1200929073253542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário