Seguidores

sábado, 9 de abril de 2016

MINHA ESCOLHA COMO MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DE ARACAJU - ALA

Por Rangel Alves da Costa*

Fiquei relutante quando a acadêmica Ilmara Souza, neta do falecido Santo Souza, o maior poeta já nascido em terras sergipanas, pediu-me um breve relato sobre minha vida e minha obra, pois tinha interesse em colocar o meu nome para a apreciação perante os membros da Academia de Letras de Aracaju.

Minha relutância era justificada, e por várias razões. Nunca pretendi fazer parte de qualquer academia literária, ainda que alguns amigos e até desconhecidos tenham feito comentários elogiosos acerca de minha escrita. Outra razão é que o meu jeito de ser não se coaduna muito com a pompa acadêmica. E também pelo fato de já haver recusado o convite para fazer parte de outra academia.

Na verdade, minha produção literária é tão própria, tão voltada para mim mesmo e para o meu mundo, que sequer jamais quis saber quantos leitores já tive ou se apreciaram ou não minha obra. Já publiquei cerca de vinte livros e tenho mais quatro prontos para publicação, mas nada voltado ao reconhecimento acadêmico. Além dos livros publicados, creio já ter escrito, entre crônicas, artigos e poesias, mais de dez mil textos. Sou colaborador do Jornal do Dia desde muito tempo e de repente fico imaginando todo o estado de Sergipe lendo aquilo nascido de mãos sertanejas.

Mas eis que a Ilmara insistiu em defender o meu nome perante os demais membros da ALA e, por aclamação, fui escolhido para tomar posse em julho próximo. Comigo também tomarão assento no sodalício nomes importantes da intelectualidade, das letras e da cultura sergipana. Intitulado “Academia de Letras de Aracaju elege seus novos membros”, eis o informe divulgado pela assessoria de comunicação da academia neste dia 07/04/2016:


“Em reunião na tarde desta quarta-feira, 6, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) elegeu seus novos membros, que agora se juntam aos fundadores da Casa como acadêmicos efetivos. Após ampla análise, a Academia escolheu os seguintes nomes, que tomarão posse solene em julho próximo.

Geraldo Dantas Bezerra – médico, memorialista e escritor; Pascoal Maynard – jornalista e poeta; Sônia Maria Azevedo Viana – professora, poetisa e pesquisadora da História da Educação; Rangel Alves da Costa – jornalista, escritor e advogado; Paulo Sérgio da Silva Santos – professor universitário e pesquisador de Linguística; Ana Maria Leal Cardoso – doutora em Literatura e professora universitária; Sandra Maria Natividade – jornalista, escritora e memorialista; Pedro Henrique Varoni – doutor em Linguística, jornalista e escritor; João Paulo Gama de Oliveira – doutor em Educação, professor e escritor; Carolina Angélica Dantas Naturesa - mestre em Dança, professora e pesquisadora; Manoel Messias Rodrigues Santos – doutor em Literatura, professor e pesquisador; Antonia Amorosa – jornalista, poetisa e escritora; Waldefranklin Rolim de Almeida Silva – doutor em História e professor universitário; Antônio Bittencourt Júnior – mestre em Comunicação, historiador e professor universitário; Antonio Porfírio de Matos Neto – escritor, poeta e memorialista.

A Casa de Santo Souza saúda os novos acadêmicos que se integram ao projeto institucional de movimentar, valorizar e promover a cultura aracajuana. Segundo Gustavo Aragão, presidente da ALA, a sessão para eleição se deu de forma tranquila e serviu para definir novos rumos ao movimento da instituição. ‘Estamos felizes por completar a Casa com novos e ilustres membros, que, com certeza, serão peças fundamentais no andamento das ações da Academia’, ressaltou Gustavo.

Também foram escolhidos os nomes dos patronos para as novas cadeiras, como forma de homenagear intelectuais que marcaram a cultura sergipana. São eles: Acrísio Cruz; Alina Paim; Araripe Coutinho; Célio Nunes; Emilia Rosa de Marsillac Fontes; Epifânio Dória; Fausto Cardoso; Fernando Porto; Genolino Amado; Gizelda Morais; João Ribeiro; José Maria Fontes; José Sampaio; José Silvério Leite Fontes; Manoel Bomfim; Maria Lígia Madureira Pina; Ofenísia Freire; Regina Lúcia Spinelli; Yara Veira; Amando Fontes”.

Tomarei posse em julho, com fé em Deus. E não como uma vitória somente minha, mas igualmente do meu sertão de Nossa Senhora da Conceição de Poço Redondo e toda a região sertaneja, que sempre inspiraram e iluminaram minha escrita. Também compartilho de gratificado coração com todo aquele velho amigo que depois do cumprimento e do abraço passa a viver em tudo o que escrevo. E não terei outro patrono. O meu será Alcino Alves Costa, meu pai, que tanto dignificou a cultura, a pesquisa e as letras sergipanas.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário