Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2016

VOLTA SECA (ANTÔNIO DOS SANTOS)


Trecho do depoimento prestado pelo ex-cangaceiro Volta Seca ao Jornal “O GLOBO” de 04 E 05/11/1958.

As autoridades baianas sabiam que eu não poderia ir a julgamento com quinze anos incompletos, por isso esperaram que eu completasse 21 e me transferiram para Queimadas, a fim de que eu respondesse por crimes do bando naquele local. O julgamento foi uma vergonha e uma infinidade de testemunhas depôs contra mim, até que, no final, o juiz me condenou a 145 anos de cadeia! Lembro-me de que, na minha ignorância, ao ouvir aquela condenação tão longa, disse para o juiz: “Estudaste, estudaste, e continuas burro! Onde já se viu um homem viver tanto tempo assim”... Eu pensava que eles queriam me fazer viver tantos anos preso quantos os da sentença... Quando me trouxeram de volta para Salvador, a pena foi reduzida para trinta anos de reclusão.

ILUSÃO...

FORAM vinte anos cruéis os que passei na penitenciária, cumprindo uma pena de que, a rigor, eu não tinha consciência de merecer. Sofri muito, e não desejo a ninguém, nem a meu maior inimigo, castigo igual. Quem passou tanto tempo atrás das grades, sabe muito bem que a pena de morte não é castigo e que ninguém pode ser feliz dentro da cadeia. Duvido mesmo que a felicidade consiga penetrar numa penitenciária. Lá só vive o remorso, o ódio, a desgraça e, como não pode deixar de ser, a esperança...

De fato, a esperança acompanhou-me nesses longos e tristes vinte anos de cárcere. Um belo dia, sem dúvida, no ano de 1952, o presidente Getúlio Vargas indultou-me e eu deixei a cadeia finalmente. Lá entrei com quinze anos incompletos. Foi o dia mais feliz de minha vida, e eu supunha que, deixando o cárcere, tudo seria mais fácil e iria, enfim, encontrar a felicidade.

Ilusão... Até hoje ando à procura da felicidade e não a encontrei. A cadeia envelheceu-me o corpo, e quem me vê atualmente me dá mais dez anos. De qualquer forma, porém, estou solto e, se não sou feliz, pelo menos não sou desgraçado.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)
Fonte: facebook
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=589113797919187&set=gm.1231762423503540&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário