Seguidores

quarta-feira, 29 de junho de 2016

CONHECENDO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA CANGACEIRA.

Por Geraldo Júnior

JOSÉ MIGUEL DA SILVA “ZÉ DE NENÉM”.

O sapateiro Zé de Neném (Foto) foi o primeiro companheiro de Maria Gomes de Oliveira “Maria de Déia” que todos (as) nós atualmente conhecemos por Maria Bonita.


Zé de Neném e Maria de Déia viviam um relacionamento conturbado, repletos de encontros e desencontros, brigas e separações e essas diferenças entre o casal fizeram com que o relacionamento se desgastasse. Foi justamente durante uma dessas brigas que Maria deixou a sua casa e voltou para a casa de seus pais no sítio Malhada da Caiçara, que na época pertencia ao município de Jeremoabo/BA e que atualmente pertence ao município de Paulo Afonso/BA.

Pais de Maria Bonita

Foi nesse momento (1929) que Maria conheceu o mais famoso e temido cangaceiro nordestino, nascendo a partir desse encontro um sentimento de afeição e de simpatia mútuo. No ano seguinte (1930) Maria de Déia passou a “desfilar” entre as caatingas e sertões do Nordeste como a primeira-dama do cangaço. Nascia o mito.

Benjamim Abrão, Maria Bonita e Lampião

Zé de Neném tocou sua vida adiante, constituiu nova família e terminou seus dias de vida em uma cidade do interior do estado de São Paulo.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=603451449818755&set=gm.1253456951334087&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário