Seguidores

sexta-feira, 10 de junho de 2016

DESCUIDO OU MÁ SORTE DE LAMPIÃO?

Por José Mendes Pereira

Existem mistérios que ainda permanecem não esclarecidos na história de Lampião. Um deles é sobre sua morte que alguns afirmam que ele não foi alvejado na chacina da madrugada de 28 de julho de 1938, lá na Grota de Angico, no Estado de Sergipe.

Mesmo traído por coiteiros como supostamente Pedro de Cândido e/ou Joca Bernardes e outros, aí é que faço algumas perguntas, talvez sem respostas:

1- Por que Lampião como bom estrategista que era, escolheu a Grota do Angico, um buraco sem saída para acampar durante 15 dias?

2 - Como é que pode um grupo de 34 cangaceiros ter sido pego de surpresa, por outro grupo de 48 policiais, que caminhou e rastejou morro acima por quase duas horas e ninguém viu?

3 – Por que os cães e os vigias do bando de Lampião não notaram nada, isto é, sobre a presença de pessoas estranhas rondando próximas ao coito no Angico?

4 - Por que duraram 15 minutos para eliminarem o bando de cangaceiros que nem resistiu, já que a volante policial tinha metralhadoras para eliminá-lo em cinco minutos, no máximo?

5 – Por que o cangaceiro Amoroso não foi metralhado na hora que foi fazer xixi, pois o mesmo ficou cara a cara com um policial, segundo reportagem que eu li?

É "mei pruético" como dizia o coronel Ludugero!

O pesquisador do cangaço Felipe Brito respondeu o seguinte:

Minha humilde opinião sobre o pouco que li: 

1 - Não era a primeira vez que Lampião e seu bando acampavam na Grota de Angico, pois o Capitão achava o local muito seguro e já era acostumado a ficar lá. 

O pesquisador do cangaço Geraldo Júnior diz:

"Felipe Brito, era a terceira vez que Lampião ficava com seu grupo na Fazenda Angico (Grota). Caiu uma garoa fina e não uma forte chuva como alguns apontam. Realmente o cerco não foi completamente fechado devido a equipe liderada pelo Sargento Aniceto Rodrigues não chegou a tempo, devido o trajeto ser maior que o dos outros e o primeiro tiro disparado pelo Soldado Abdon ter sido disparado antes do sinal combinado por causa da aproximação cangaceira".

Continua Felipe Brito:

2 - A volante veio do lado contrário, por Alagoas e não por Sergipe que era o caminho normal.

3 - Dizem que no fatídico dia, chovia muito. 

4 - O local do coito era muito grande e a volante não conseguiu fechar o cerco a tempo.


 6 - O soldado atirou de fuzil em Amoroso, mas errou o tiro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário