Seguidores

domingo, 17 de julho de 2016

BOM DIA, NAÇÃO CANGACEIRA!

Por Geraldo Júnior

Vou começar esse domingo trazendo um pouco da biografia de um dos cangaceiros mais afamados, temidos e sanguinários de todos os tempos.

Para quem ainda não o conhece... apresento-lhes...

SANTÍLIO BARROS O VULGO “GATO II”

Descendente da Tribo Pankararés que habita o Raso da Catarina. É apontado como um dos cangaceiros mais perversos e sanguinários de todo o ciclo do cangaço. Sua violência chegava ao extremo e ao ponto de eliminar membros de sua própria família.

Gato II foi durante determinado período o homem responsável pela execução dos serviços “pesados” à mando de Lampião.

Teve duas companheiras no cangaço, Antônia e Inacinha. Gato foi baleado na espinha dorsal no dia 29 de setembro de 1936 durante a tentativa de invasão à cidade de Piranhas/AL para resgatar Inacinha sua companheira que havia sido presa pela Volante do Tenente João Bezerra, vindo a falecer poucos dias depois em decorrência do ferimento.

No percurso até Piranhas, Gato assassinou quatorze pessoas inocentes. Importante lembrar que Inacinha não se encontrava na cidade de Piranhas/AL no momento do ataque cangaceiro.

A resistência da cidade formada por moradores locais pusera fim na vida de um dos Cabras mais ferozes do bando de Lampião e de toda a história do cangaço.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=610862862410947&set=gm.1265250316821417&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário