Seguidores

quinta-feira, 21 de julho de 2016

GENTE DAS RUAS DE POMBAL: DÉCADA DE 1970 - VANDECA DE JUBINHA – UM CRAQUE!

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo
Vandeca de Jubinha – Um Craque!

Vandeca é “do povo da Rua Cruz”. Assim se diz em Pombal das famílias, em sua maioria artesãs, que povoaram a Rua da Cruz dos bons tempos, que se, dedicaram à fabricação de mercadorias de uso doméstico em barro. O objetivo era servir a população através da disponibilidade de uma diversidade de vasilhames utilitários usados no dia-a-dia nas atividades domésticas. Ali se fabricava de tudo em barro e da melhor qualidade: pratos de barro, potes, jarras, tigelas, quartinhas, aguidás, potes alem de miniaturas de animais e figuras representativas do povo nordestino.

Lembro de Vandeca, quando adolescentes passando com alguns jumentos carregando de lenha ou de barro para ajudar a família, o caso o patriarca, seu Jubinha na confecção dos utensílios em barros.


Mas, Vandeca ficou conhecido mesmo, na década de 1970, com o craque de futebol que era. Jogou no São Cristovam, Santos, Botafogo e no Vitória, esse último um clube de futebol de Salão no tempo da quadra do Diocesano de Pombal. 

Vandeca tinha um futebol alegre e moleque, como era de se esperar do futebol amador. Com Vandeca, Almivan e Mosquito, na década de 1970, Pombal reviveu os bons momentos do nosso futebol.


Fora de campo Vandeca, apesar da vida difícil que lhes foi reservada, está sempre sorrindo como se tudo não passasse de um eterno carnaval.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário