Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2016

O LEUCOMA NO OLHO DO CAPITÃO LAMPIÃO

Por Geraldo Júnior


Na fotografia abaixo que se encontra em alta resolução e definição é possível observarmos no olho de Lampião o “LEUCOMA” (Opacidade láctea cicatricial na córnea), doença que o acometeu ainda na adolescência e que se tornou uma das “marcas registradas” do célebre cangaceiro.

No ano de 1925 durante um combate contra forças policiais dos estados de Pernambuco e Paraíba no Sítio Tenório no município pernambucano de Flores, Lampião teve o olho já lesionado atingido por um espinho de uma cactácea chamada QUIPÁ, segundo consta, um tiro disparado pelo Nazareno Davi Jurubeba ao atingir a planta fez com quê os estilhaços atingissem o olho direito de Lampião, causando a cegueira definitiva.

Nesse mesmo combate foi morto o cangaceiro Levino Ferreira irmão de Lampião.

Alguém no passado ERRONEAMENTE escreveu em algum livro que Lampião esteve na cidade de Laranjeiras/SE se passando por um fazendeiro se consultou com o Dr. Bragança e teria ARRANCADO/EXTRAÍDO o olho direito e de lá pra cá essa informação tem sido copiada e publicada nos mais variados meios de comunicação, disseminando uma história fictícia.

Lampião foi morto no dia 28 de julho de 1938, mas com o olho lesionado no seu devido lugar.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário