Seguidores

segunda-feira, 18 de julho de 2016

O LIVRO


OS REVOLTOSOS DA COLUNA PRESTES ATRAVESSARAM O BRASIL, DE SUL A NORDESTE, ENTRE 1925 A 1927… FORAM MOMENTOS DE RANCOR GENERALIZADO E CONFLITOS PELO BRASIL.

Abordagem coligida e temporalizada (em sequência de acontecimentos) no livro O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO.


A Coluna Prestes tomou forma após o movimento militar (e civil) do tenentismo (1922). .... .. A Coluna foi um movimento que alterou a história política e social do Brasil para a modernidade e país desenvolvido (ainda que com falhas estruturantes e societárias) ... Fez irromper a Revolução de 1930... e o governo de Getúlio Vargas.
^^^^^^^^
ABORDAGEM DAQUELES MOMENTOS CRUCIAIS EM QUE SE SE CONSIDEROU UMA INVASÃO DE TERRITÓRIO DOS CORONÉIS E DOS CANGACEIROS DE LAMPIÃO! 

Como tal revelou Juarez Távora em suas Memórias (1973).

“Procurávamos evitar esses confrontos com os jagunços do coronel Zé Pereira, na Paraíba, e com os cabras de Lampião!”

“Um assombro…!”…diziam os moradores das vilas e cidades interioranas.


Uma carreira infindável de cavaleiros armados (chegou a 1600 !), cortaram o sertão nordestino, organizados por um estado-maior chefiado por Luiz Carlos Prestes e sob as chefias dos revoltosos general Miguel Costa e tenente-coronel Juarez Távora.

A cada trecho de 800 quilômetros os cavalos precisavam ser substituídos em negociações (‘nem sempre’ amistosas) com grandes fazendeiros.

Um exército em marcha com quatro destacamentos liderados pelos capitães Siqueira Campos, Cordeiro de Farias, Djalma Dutra e João Alberto Lins e Barros, todos promovidos a coronel pelo comando revolucionário. Advieram combates horripilantes, como o massacre de Piancó.

Este livro dá ênfase à passagem tumultuária dos rebeldes da Coluna pelo Nordeste, onde foram precipitados confrontos, diante da reação pontual de coronéis, com suas guardas pessoais, e os cabras dos cangaceiros.


Foto: PrismaNet

https://www.facebook.com/luiz.serra.14?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário