Seguidores

segunda-feira, 25 de julho de 2016

RECÉM-NASCIDO FOI BALEADO PELO BANDO DE LAMPIÃO


No dia 25 de novembro de 1926, um dia antes da Batalha da Serra Grande, o bando de Lampião chegou à fazenda Varzinha, no município de Serra Talhada, para um acerto de contas com José de Esperidião. 

O grupo comandado por Antônio Ferreira, cercou a residência e intimou José a sair de dentro de casa. O homem estava bem municiado e reagiu: 

- Nem eu saio, nem vocês entram!" 

E começou os disparos. 

No meio do tiroteio, Rosa Cariri, esposa de José de Esperidião, abriu a porta da frente e, chorando apresentou seu filho, José Pereira de Lima (Cazuza), com os pés baleados. Cazuza tinha apenas 7 dias de nascido.

Foto de: Jose Pereira de Lima (Cazuza) - Cedida pela família.

No momento do tiroteio ele estava deitado em uma rede na sala com as pernas cruzadas, a bala atingiu os dois pés da criança. Antônio Ferreira ordenou cessar fogo para deixar a mulher ir embora com o filho. O tiroteio durou a tarde inteira. 

Segundo o historiador João Gomes de Lira, a polícia que já vinha no encalço do bando, ainda ouviu os últimos disparos. Com o cair da tarde, o bando resolveu botar fogo na residência, para isso, os cabras arrancaram toda madeira do curral e juntaram ao redor da casa. Depois, atearam fogo. As labaredas subiram e se alastraram, queimando as paredes e arriando o telhado. 

José de Esperidião resistiu bravamente até a munição se esgotar, morreu dentro de casa asfixiado pela fumaça. 

O bando seguiu viagem pelas margens do riacho grande, um afluente do rio Pajeú, chegaram na casa de Tiburtino Serafim, no sítio Tamboril, município de Calumbi, onde mandaram preparar um jantar e pediram duas redes para conduzir dois cangaceiros que foram baleados no tiroteio com José de Esperidião. 

Na casa de Tiburtino Serafim havia uma mulher de resguardo pós parto, quando ela viu o bando, tomou um susto, quebrou o resguardo, ficou doente e em poucos dias faleceu.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=905908539521091&set=gm.665177173646402&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário