Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2016

AS DIVISAS DE 3º SARGENTO DE MARIA BONITA

Foto do perfil de Sálvio Siqueira

Em análises e análises, queimando constantemente as pestanas, o pesquisador Rubens Antonio chamou-me atenção, quando citou sobre as divisas que contém nas mangas do vestido de Maria Gomes de Oliveira, a Maria de Déa, Maria do Capitão, tão conhecida como “Maria Bonita”, a “Rainha dos Cangaceiros”.

Vale, e muito, um estudo focado nesse detalhe, pois, queiram ou não, esse detalhe vem nos mostrar uma forma, maneira, de que existira uma espécie de hierarquia militar, ou militarista, dentro do grupo e subgrupos cangaceiros.


Militarmente, no sentido próprio da palavra, claro que não podemos falar, simplesmente por não se tratar de um pelotão, coluna, tropa ou batalhão de soldados. No entanto, tendo, ou portando, as divisas de “Capitão do Exército Patriótico”, divisa essa que o renomado pesquisador/historiador da história do cangaço, Antônio Amaury, autor de vários livros sobre o tema, respondeu a uma pergunta minha, se são válidas as divisas recebidas por Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, “Rei dos Cangaceiros”, em Juazeiro do Norte, CE, dizendo que são sim válidas, pois estão em, constam nos, registros no Ministério da Guerra.


Logicamente, Lampião condecora as divisas de 3º sargento a Maria para que a mesma fique destacada e exerça liderança e autoridade perante as outras mulheres do bando. Assim como, os ‘cabras’ tenham respeito e considerações à mesma.


Sabemos, através de literaturas, que seu cunhado, o cangaceiro Moderno, usava uniforme militar, e essa vestimenta foi o que fez com que fosse reconhecido, pois os próprios companheiros “danificaram” sua face completamente, a golpes de faca peixeira, para que os membros da Força Pública não o reconhecesse. A notícia da morte do um renomado membro do bando deixava os soldados e contratados com mais coragem, assim como diminuía o medo que a população sentia por ele e seus comandados do grupo ou subgrupo. E o medo é uma arma eficaz e terrível. 

Com a palavra, os especialistas...
Foto Benjamin Abrahão

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário