Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

MANOEL SEVERO, O CURADOR DO CARIRI CANGAÇO


Manoel Severo Gurgel Barbosa, cearense, natural de Fortaleza, nasceu em 18 de julho de 1965; possui larga experiência tanto nas áreas, privada como pública, com destaque para suas atividades no campo da produção cultural.

Na área privada, emancipado aos 16 anos atuou na área de corretagens de mercadorias, como sócio gerente da Algofibra Sociedade Comercial Ltda e diretor da Cooperativa Agrícola de Algodão entre os anos de 1982 até os idos de 1992. Entre os anos de 1994 até 1998 foi Assistente de Gerente, Gerente e o mais jovem Superintendente do Bicbanco S/A do Brasil, um dos maiores bancos do Nordeste.  Entre os anos de 1998 e 1999 atuou na área comercial da IBC Comercial S/A, indústria de calçados do Grupo Bopil de Juazeiro do Norte.

No segmento público desempenhou as funções de Assessor de Comunicação, Assessor de Articulação Institucional, Chefe de Gabinete e Presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Maranguape entre os anos de 1999 a 2006, quando assumiu a Gerência da A3P junto ao CONPAM - Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará.


Desempenhou as Funções de Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará nos gabinetes dos deputados estaduais Virginia Carvalho nos anos de 2006 a 2007 e do deputado Júlio Cesar Filho entre os anos de 2012 e 2013. Foi Chefe de Gabinete do Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos no ano de 2010 e atualmente é Secretário Executivo de Governo de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, desde o ano de 2013.

Manoel Severo Gurgel Barbosa é diretor da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cagaço; diretor do GECC – Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e Membro Honorário do GPEC – Grupo Paraibano de Estudos do Cagaço e do GFEC-Grupo Florestano de Estudos do Cangaço. 

É fundador e curador do Cariri Cangaço; marca pertencente ao Instituto Cariri do Brasil; evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne os maiores pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se em seu sétimo ano de realização, como o maior e mais respeitado evento do gênero no país, sendo o principal fórum de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Nordeste; Cangaço, Messianismo, Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica, Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo. 


Atualmente já são sedes oficiais do Cariri Cangaço, os municípios; no Ceará - Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras e Lavras da Mangabeira; na Paraíba - Sousa, Nazarezinho e Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa, Floresta em Pernambuco; Poço Redondo em Sergipe e Água Branca e Piranhas em Alagoas.

Manoel Severo Gurgel Barbosa, curador do Cariri Cangaço também administra o blog do Cariri Cangaço que conta com mais de 1.900.000 visitas até o último mês de Julho de 2016.

Assessoria de Comunicação
Cariri Cangaço
Fortaleza, Ceará BR

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2016/08/manoel-severo-o-curador-do-cariri.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário