Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ASCRIM/PRESIDENCIA – PROPOSTA DA ASCRIM DE ESTUDO E SANEAMENTO DA PROBLEMÁTICA DO MUSEU MUNICIPAL DE MOSSORÓ E DA FUNDAÇÃO VINGT-UM ROSADO/COLEÇÃO MOSSOROENSE


OFÍCIO Nº 259/2016, DE 07.09.2016, REVISTO E AMPLIADO
MOSSORÓ(RN), 13.09.2016

PREZADO PRESIDENTE DA FVR/COLEÇÃO MOSSOROENSE,
DR. DIX-SEPT ROSADO SOBRINHO

PREZADOS PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS DE MOSSORÓ,
PREZADOS HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ

“ESTATUTO DA ASCRIM - OBJETIVOS SOCIAIS DA ASCRIM...ART. 2.§ 4º - Promover e defender Políticas e Projetos voltados para o desenvolvimento educacional, técnico, cultural, em especial no tocante aos acervos literários, artísticos, estéticos, teatrais, científicos, históricos, turísticos, musicais, ambientais e paisagísticos, estimulando essas atividades, da iniciativa privada e as promovidas pela ASCRIM, na União, Estados e Municípios, sobretudo de escritores mossoroenses.”
   
ACUSAMOS E REGISTRAMOS A IMENSA PREOCUPAÇÃO EXPRESSA PELO DR. DIX-SEPT ROSADO “UM TETO AO RELENTO”, COM OS RUMOS DA FVR/COLEÇÃO MOSSOROENSE, NAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES EM QUE SE ENCONTRA, ABRIGADA NO MUSEU MUNICIPAL DE MOSSORÓ QUE, DIGA-SE, ESTÁ EM TOTAL ABANDONO PELAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, DERROCADA INSTALADA FAZ ANOS.
   
LAMENTANDO PROFUNDAMENTE ESSA SITUAÇÃO, A ASCRIM TENDO POR OBJETIVO GERAL, CONSENTÂNEO DE NORMA ESTATUTÁRIA, PROMOVER, INCENTIVAR, DIVULGAR E ESTIMULAR A CULTURA, A LITERATURA, SOBRETUDO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES. COMO ENTIDADE CULTURAL, PRINCIPALMENTE PELO IMENSURÁVEL VALOR CULTURAL DE QUE SE REVESTE A COLEÇÃO MOSSOROENSE DA FVR, VIMOS PRESTAR UMA DAS MELHORES HOMENAGENS E APOIO PÓSTUMAS QUE A ASCRIM PODE OFERECER AO CRIADOR DA COLEÇÃO MOSSOROENSE DR. VINGT-UM ROSADO, OFERTANDO O NOSSO REFORÇO LOGÍSTICO, A TÍTULO DE SUGESTÃO, PROPONDO IMEDIATAMENTE A SEGUINTE:

PROPOSTA DA ASCRIM DE ESTUDO DE SANEAMENTO DA PROBLEMÁTICA DO MUSEU MUNICIPAL DE MOSSORÓ E DA FVR/COLEÇÃO MOSSOROENSE

1. REUNIÃO COM OS PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS,HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ, SUGERINDO SEGUINTES UMA DAS SEXTAS-FEIRAS: 17 OU 24.09.2016, OU 1.10.2016, PARA TRAÇARMOS URGENTES PLANOS DE SOERGUIMENTO E PRESERVAÇÃO DO ACERVO COL.MOSSOROENSE DE INESTIMÁVEL VALOR  LITERÁRIO, TENDO EM VISTA QUE NÃO FOI POSSÍVEL O ENCONTRO NO DIA 09.09.2016(SEXTA-FEIRA P.P.), SUGERINDO URGENTEMENTE:

1.1. CELEBRAÇÃO DE “ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A FVR/COLEÇÃO MOSSOROENSE E AS ENTIDADES CULTURAIS DE MOSSORÓ, HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ;

1.2 ELABORAÇÃO DE REQUERIMENTO, DIRIGIDO A AUTORIDADE GOVERNAMENTAL COMPETENTE, PARA SANAR A SITUAÇÃO EM QUE SE ECONTRA O MUSEU, COM GARANTIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO UGENTÍSSIMA DOS CÔMODOS EM QUE SE VERIFICAM RISCOS IMINENTES DE DESABAMENTOS NOS PISOS E COBERTURA DO PRÉDIO DO MUSEU MUNICIPAL, (DOCUMENTO ASSINADO POR TODOS OS PRESIDENTES, HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ.

1.3. ELABORAÇÃO DE “REQUERIMENTO C/C MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE PARA PROVIMENTO DE VERBA DE SUSTENTABILIDADE, DESTINADA A FVR, PARA MANUTENÇÃO DA COLEÇÃO MOSSOROENSE”, DIRIGIDO CONCOMITANTEMENTE A CÂMARA ESTADUAL DE DEPUTADOS DO RN E CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE MOSSORÓ(DOCUMENTO ASSINADO POR TODOS OS PRESIDENTES, HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ).

1.4. ELABORAÇÃO DE “REQUERIMENTO COM PEDIDO P/ DISPONIBILIZAR ALUNOS DA ÁREA AFIM, VISANDO RESTAURAÇÃO E CATALOGAÇÃO INFORMÁTICA DA COLEÇÃO MOSSORONSE”, DIRIGIDO AS UNIVERSIDADES EXISTENTES EM MOSSORÓ.(DOCUMENTO ASSINADO POR TODOS OS PRESIDENTES, HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ).  

1.5. ELABORAÇÃO DE “REQUERIMENTO DE PEDIDO DE REPASSE FINANCEIRO CONTRIBUTIVO PARA O RECONHECIMENTO, O FORTALECIMENTO, A DIFUSÃO, O FOMENTO E O INCENTIVO DO SETOR MUSEAL”, DIRIGIDO COM BASE NO acordo de Cooperação Técnica CELEBRADO ENTRE O IBRAM(INST.BRAS.DE MUSEUS) E O GOV. DO ESTADO DO RN, assinado EM 18.12.2012, (CLÁUSULA QUARTA) POR MEIO DE INSTRUMENTO ESPECÍFICO COM BASE NO DECRETO 6.170/2007, PORTARIA INTERMINISTERIAL MP/MF/CCGU Nº 507/201(DOCUMENTO ASSINADO POR TODOS OS PRESIDENTES, HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ).

1.6. ELABORAÇÃO DE “REQUERIMENTO ESTUDO E PROJETO DE REATIVAÇÃO DA GRÁFICA E EDITORA DA FVR/COLEÇÃO MOSSOROENSE, PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO COM TÉCNICOS DE ÁREA AFIM DAS UNIVERSIDADES QUE SE DISPUSEREM DISPONIBILIZAR ALUNOS ESPECIALISTAS NESSA AREA. (DOCUMENTO ASSINADO POR TODOS OS PRESIDENTES, HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ).

1.7., APÓS SANEAMENTO DE TODA PROBLEMÁTICA QUE ATINGE A INSTITUIÇÃO FVR/COLEÇÃO MOSSOROENSE, VIABILIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE ANTOLOGIAS LITERÁRIAS PROMOVIDAS PELAS ENTIDADES CULTURAIS QUE INTEGRAM O “ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA CELEBRADO ENTRE A FVR/COLEÇÃO MOSSOROENSE E AS ENTIDADES CULTURAIS DE MOSSORÓ, NO QUE TOCANTE AO FAVORECIMENTO DE PARCERIAS QUE DISPUSEREM. (DOCUMENTO ASSINADO POR TODOS OS PRESIDENTES, HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ)
      
NA OPORTUNIDADE, CONSCIENTES DE QUE É DEVER MORAL PRIORIZARMO PELA DEFESA DO PATRIMONIO HISTÓRICO DA COLEÇÃO MOSSOROENSE, SOLICITAMOS A TODOS OS PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS, HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ, QUE, AO TOMAREM CONHECIMENTO DO PRESENTE OFÍCIO, DADA A ALTA RELEVÂNCIA CULTURAL DE QUE SE REVESTE ESTA PROPOSTA, MANISFESTAREM-SE A RESPEITO, REPASSANDO AOS INTERESSADOS SUPRAMENCIONADOS E CONFIRMANDO PRESENÇA PARA REUNIÃO 10HS, SUGERIDA EM UMA DAS DATAS INDICADAS NO CAPUT DO ITEM 1.
     
SENDO O QUE DE MELHOR E OPORTUNO PODEMOS CONTRIBUIR PARA AJUDAR A FVR/COLEÇÃO MOSSOROENSE, COMO JÁ HAVÍAMOS ANUNCIADO, DIVERSAS VEZES, PESSOALMENTE AO DIGNÍSSIMO PRESIDENTE DR. DIX-SEPT ROSADO, FICAMOS A DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER OUTROS PERTINENTES OU SUPERVENIENTES, AGRADECENDO ANTECIPADAMENTE AO ACOLHIMENTO DESTA.
      
RESSALTAMOS QUE ESTE OFÍCIO ESTÁ SENDO ENCAMINHADO PELA SEGUNDA VEZ, AO ROL DOS DESTINATÁRIOS TITULARES DOS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS.
      
ADREDE, EM TEMPO, SOLICITAMOS AO DR. DIX-SEPT ROSADO SOBRINHO, PRESIDENTE DA FVR, MANIFESTAR-SE A RESPEITO DESTA NOSSA INICIATIVA, DIZENDO-NOS SE CONSULTA O INTERESSE DE SUSCITAR A PRESERVAÇÃO DA COLEÇÃO MOSSOROENSE.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS.

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO – PRESIDENTE DA ASCRIM

C/CÓPIA PARA TODOS OS PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS DE MOSSORÓ.

C/CÓPIA PARA TODOS OS HISTORIADORES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ.

P.S.: SOLICITAMOS, GENTILEZA REPASSAR O PRESENTE OFÍCIO AOS PRESIDENTES DE OUTRAS ENTIDADES CULTURAIS DE MOSSORÓ, CASO ESSES NÃO TENHAM CONHECIMENTO.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romeriode Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário