Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

NETAS DO CANGACEIRO ASA BRANCA RESIDEM NO RIO DE JANEIRO

Por José Mendes Pereira

Esta é Maria do Socorro Oliveira Tavares filha de José Luis Tavares que era filho de Antonio Luiz Tavares o ex-cangaceiro Asa Branca. Ela nasceu na capital de Fortaleza no Estado do Ceará.  Segundo ela, foi morar no Rio de Janeiro em companhia dos pais quando tinha 2  anos de idade. 


Andreia Cristina Oliveira Tavares também é filha de José Luiz Tavares, neta do ex-cangaceiro Asa Branca, e sua avô se chamava Sebastiana Venâncio, que foi a primeira esposa do cangaceiro Asa Branca. 

Dona Francisca da Silva Tavares

Segundo me informou dona Francisca da Silva Tavares que  quando o Asa Branca se casou com dona Sebastiana Venâncio, ele ainda estava na cadeia, pagando pelos crimes do tempo em que fazia parte da Empresa de Cangaceiros Lampiômico & Cia, de Virgolino Ferreira da Silva, o afamado rei do cangaço Lampião.


Antonio Luiz Tavares o "Asa Branca" nasceu no dia 10 de janeiro de 1902, e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam no Cemitério São Sebastião em Mossoró, aos fundos do túmulo de José Leite de Santana, o ex-cangaceiro Jararaca.

O professor e pesquisador do cangaço Francisco Borges ao lado do túmulo de Antonio Luiz Tavares - o cangaceiro Asa Branca. Foto feita no dia 24 de Dezembro de 2012 -  no Cemitério São Sebastião, em Mossoró-Rn por Anthony D' Karllos Mendes meu neto.

O que está centralizado na foto é Francisco da Silva Tavares, filho do cangaceiro, e foi assassinado aos 24 anos, morte feita por seu primo. Mas o assassino  posteriormente foi assassinado. O motivo, coisas banais. Segundo dona Francisca da Silva Tavares, a senhora que aparece ao lado direito é uma parenta do cangaceiro. 

O professor e pesquisador do cangaço Francisco Borges ao lado do túmulo de José Leite de Santana, o cangaceiro Jararaca. - Foto feita no dia 24 de Dezembro de 2012 - no Cemitério São Sebastião - em Mossoró-Rn por Anthony D' Karllos Mendes meu neto.

Este trabalho eu dedico às netas do cangaceiro Asa Branca, pois elas residem na cidade maravilhosa Rio de Janeiro, Maria do Socorro Oliveira Tavares e Andreia Cristina Oliveira Tavares.

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Boa tarde meu amigo Mendes: Acredito que Dona Francisca Tavares, viúva do saudoso ex-cangaceiro Asa Branca ainda está bem fortinha. E que Deus lhe dê CEM anos, e mergulhe nos outros CEM, com saúde e muita paz. Ela é uma pessoa de alegria contagiante; quem bem sabe é você que teve a oportunidade de um longo diálogo em visita realizada.Antonio de Oliveira.

    ResponderExcluir