Seguidores

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A CIDADE É UMA CASA, PRECISA SER CUIDADA, AMADA...

*Rangel Alves da Costa

Aos filhos que nela nasceram e para todos aqueles que a ela escolheram como lar, minha sertaneja Poço Redondo e todas as demais cidades são como uma casa que precisa ser cuidada, amada, adorada.

E quem gosta de uma casa esquecida, abandonada, suja, feia, relegada ao descaso? Quem gosta de sentar em tamborete seboso, beber água em caneca suja, ter diante de si a mais péssima acolhida?

Por analogia do descalabro, Poço Redondo, infelizmente, é hoje casa que não pode receber absolutamente ninguém. O tamborete está seboso, a caneca está suja, não oferece nenhuma acolhida. E desejaria que pudesse ao menos dizer que resta alguma coisa a oferecer.

Falando mais de perto da sede municipal, desde a entrada à saída sequer uma placa existe dizendo que a pessoa chegou ou saiu de Poço Redondo. Uma casa que não dá boas-vindas a ninguém é casa que não merece nem deseja ser visitada.

Amo Poço Redondo como amo minha casa. Gosto de Poço Redondo como gosto da sala e da varanda. Quero o melhor para Poço Redondo como desejo o melhor antes e depois da porta. E por isso sofro em ter a minha e a casa de todos assim tão abandonada.

Ante o nada faz, perante o negligenciamento absoluto, pedir uma praça bonita que enfeite a casa parece até coisa do outro mundo. E também nem pensar em querer ou pedir absolutamente nada. Infelizmente, se administra para nada fazer. Ou fazer o que não deveria.

Creio não ser tão difícil assim administrar. Não precisa que a casa seja rica para ser bem cuidada. Casebres existem onde o asseio é tão grande que nada brilha mais que a panela de estanho ou nada é mais limpo que o piso de chão batido.

Por outro lado, não há mansão que fique asseada e acolhedora quando o seu dono é negligente por natureza. Assim também com a casa/cidade. Mas não há mesmo jeito a dar quando, pelo abandono, a casa inteira vai parecendo uma lixeira desde a porta de entrada.


E por que amo minha cidade a ela desejo o melhor. Quem dera eu ter as chaves da porta, ter uma vassoura à mão, ter um espanador, ter uma bucha de esfregar, ter um balde, ter muito a fazer. Quem dera depois eu poder abrir a porta e dizer que pode entrar sem espanto.

Sim, minha casa é Poço Redondo, e por isso mesmo que a quero assim bela, bonita, atraente, convidativa e que proporcione autoestima e prazer não só a mim como ao conterrâneo e a todo aquele que nela morar ou chegar.

Sim, meu lar é Poço Redondo, e por isso mesmo desejo que todo visitante possa encontrar aconchego e tenha vontade de retornar. Quero que fale coisas boas sobre o meu jardim, quero que aprecie a minha roseira, quero que diga que há um bom jardineiro.

Então, senhor prefeito eleito, faça de Poço Redondo uma casa. Não uma casa sua, mas um lar de todos. Não uma casa sua de brilhos e riquezas, mas um lar cuja beleza maior deverá ser a satisfação em todos ao dizer: Veja como é bela minha casa!

Então, senhor prefeito eleito, chame para si o desejo de realmente trabalhar, de ter à mão a vassoura e tudo o mais que necessite para uma verdadeira transformação. Se a maioria confiou-lhe as chaves da porta, então corresponda transformando a imundície num lar prazeroso a todos.

Senhor prefeito, fui seu adversário político. E novamente serei em nome de um melhor candidato, que seja parente ou não. Mas não sou cego, senhor prefeito. Não sou mesquinho, senhor prefeito. Não sou egoísta, senhor prefeito. Sou filho de Poço Redondo!

Nada, absolutamente nada, quero além que não seja o melhor para Poço Redondo. Fui seu adversário mas serei o primeiro a agradecer toda vez que eu olhar no olhar de minha cidade e senti-la feliz, toda vez que eu caminhar pelo meu município e senti-lo contente.

Então, cuide bem dessa casa, senhor prefeito eleito. Dentro dela há um povo que merece respeito e felicidade.
                                                                                                   
Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário