Seguidores

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

UMA MORTE POLÊMICA

Por William Robson - editor geral

Na cidade que resistiu ao bando de Lampião (Mossoró), parece que tudo que se refere ao cangaço nos é interessante. A reportagem mostra a coleção de cabeças dos integrantes do grupo, que ficou exposta como uma forma de provar que eles realmente estavam mortos. A história oficial da conta que Lampião morreu em confronto na mata e que os policiais acharam melhor decapitar todos os cangaceiros mortos para mostrar ao povo que realmente eles foram derrotados. Mas, a mostra terminou durante muito tempo, numa exposição macabra - um misto de curiosidade mórbida com sensação de paz.

www.wandilsonramalho.com.br - jornalista Izaíra Thalita

A jornalista Izaíra Thalita sempre vem estudando este tema, há, aproximadamente meses. E conseguiu reunir importantes informações a partir do apoio de integrantes da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) - entidade considerada a mais gabaritada quando o assunto é pesquisa acerca deste movimento.O

O fascinante deste assunto que o tema não mais se se restringe à ação de Lampião ou mesmo de resistência de mossoroense, ja dito e redito por muitos. A polêmica em torno da morte de Lampião permanece até hoje. Alguns pesquisadores contestam a ideia de que Lampião foi derrotado em confronto, diante de toda a sua perspicácia e visão estratégica na arte de guerra. Há um elemento que teria sido o responsável pelo fim do rei do cangaço, uma espécie de Judas em meio aos seguidores de Lampião. Este teria entregue o cangaceiro em troca de trinta dinheiro.

Um abraço,
William Robson - Editor-geral

Fonte: Jornal De Fato
Edição: 315
Ano: 2008
Data: 27 de Julho de 2008
Digitado e ilustrado por José Mendes Pereira

Este jornal foi a mim presenteado pelo pesquisador do cangaço e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Nascimento (Chagas Nascimento). 

Nota: Desculpem-me alguma falha na digitação, sou um pouco cego. Se faltar alguma letrinha na palavra, mas você entenderá o significado.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário