Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2016

LAMPIÃO COM 15 CABRAS, ESTEVE NO POVOADO DE ICOZEIRA, MUNICÍPIO DE ABARÉ-BA.


No dia 03 de agosto de 1929, Lampião com 15 cabras, esteve no povoado de Icozeira, município de Abaré-BA. Era dia de feira, por volta das 10 horas da manhã. Lampião de imediato prendeu o velho José Pacheco de Menezes, conhecido por Zezé Pacheco da Icozeira, tio do tenente Manoel Campos de Menezes, grande perseguidor de Lampião.

A melhor casa do povoado era a de Zezé Pacheco, uma grande casa com alpendre, Lampião mandou amarrá-lo em uma cadeira no meio da rua, no sol quente. E sentou-se no alpendre da casa, e começou a escrever bilhetes pedindo dinheiro aos moradores das redondezas. E o velho lá no sol, esperando ser executado.

Seu sobrinho era chefe de uma das volantes mais ativas daquela região. As entradas e saídas da rua, estavam tomadas de cangaceiros. Zezé Pacheco era padrinho de Antônio de Engracia, que ficou de fora em uma bodega, bebendo cachaça com o chapéu cobrindo a testa, para não ser reconhecido, e preferiu não se meter. Mais logo chegou um rapaz chamado Galdino e disse implorando:

" -Antônio, não deixe o capitão matar o velho Zezé, ele num é seu padim, socorra ele pelo amor de Deus...!".

Antônio que era amigo de Galdino, sem responder, saiu da bodega e foi falar com Lampião. Houve uma breve discussão. Lampião aborrecido, deixou o alpendre e foi até o velho e disse:



" - Seu Zezé, eu num mato um homem duas vezes, vosmicê no meu pensamento, já tava morto! Vou lhe sortá, mais quero que vosmicê leve um recado ao sem-vergonho do seu sobrinho, primeiramente, o senhor diga aquele sem-vergonho do tenente que ele deixe de andar pelas caatingas roubando e ofendendo as casas das famílias se passando por cangaceiro e botando a culpa em nós. Diga a ele que Lampião o que faz, assume, num fica botando o nome dos outros não! E outra coisa, eu ouvi dizer que ele tem uma irmã muito bonita chamada Olga, pois diga a ele que qualquer hora eu vou lá em Chorrochó buscar ela para passar 15 dias comigo, pra ela parir um homem, já que na família Menezes, até hoje, num nasceu nenhum!

Zezé ficou agradecido a Antônio de Engracia por ter pedido por sua vida.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=676797249144200&set=a.270562073101055.1073741841.100004417929909&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário