Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2016

LAMPIÃO - UM GÊNIO DA ESTRATÉGIA MILITAR

Por José João Souza

Lampião é considerado um dos maiores estrategista militar de nossa história, era um gênio intuitivo, segundo especialistas. Um dos grandes estudiosos do tema cangaço, o historiador Frederico Pernambucano de Melo afirma que Lampião foi um homem à frente do seu tempo. 

Frederico Pernambucano de Melo

"Em outro período histórico ele teria sido um grande guerreiro, dado a sua destreza no manuseio das armas e sua coragem sem par frente aos mais terríveis obstáculos. Sem contar que, em seu tempo, no comando de grupos e subgrupos, comandou verdadeiras feras humanas, homens rebeldes e destemidos que diante do chefe pareciam simples cordeiros", afirma.

Lampião parecia mesmo invencível. Os mais valentes e conceituados oficiais reconheciam sua força, tanto que poucos conseguiram se aproximar do Capitão Virgulino, só vencendo-o através da traição, praticada por um antigo coiteiro do bando, chamado Pedro de Cândida que, perseguido pela polícia, torturado, humilhado, resolveu levar a tropa à Grota do Angico, onde os cangaceiros se escondiam.

Pedro de Cândido - Orkut

"Não fosse a traição, afirma Frederico, seria quase impossível derrotá-lo." O historiador diz que as principais estratégias usadas por Lampião baseavam-se em dois aspectos fundamentais: 
a manutenção do seu grupo em perfeita harmonia e o emprego da informação, da contra-informação, dos boatos, da disseminação de notícias e do uso do terror. "Ele era espirituoso com os seus companheiros e cruel com os inimigos. Sabia impor suas decisões e atemorizar até os homens de sua convivência. Por isso não media esforços para usar da violência em último grau, quando se fazia necessário."

Do Blog: A Nova Democracia

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=969077476537530&set=gm.1342599719086476&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário