Seguidores

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ANTONIO TOMAZ – NOSSO ETERNO E INESQUECÍVEL AVIADOR

Por José Antônio Albuquerque
Professor José Antônio Albuquerque

Antonio Tomaz sonhava em ser aviador, vendeu seu caminhão, que utilizava para transportar passageiros e cargas para Campina Grande e João Pessoa, tirou o brevê em Recife e comprou um avião TECO-TECO, com o qual passou a conduzir passageiros apressados para várias cidades sertanejas, incluído na sua rota Campina Grande, João Pessoa e Recife. 
Professor José Antônio Albuquerque

Foi o primeiro a pousar no Campo de Aviação de Cajazeiras que, embora desativado, ainda hoje é lembrado com o seu nome (Campo de Aviação Antonio Tomaz). Uma justa homenagem ao seu pioneirismo. 

Professor José Antônio Albuquerque e Dona Antonieta Albuquerque. Visita ao Museu do Louvre (Paris - França), setor de antiguidades egípcias.

Nasceu no dia 1º de novembro de 1900 e faleceu em um acidente aéreo, na cidade de Catolé do Rocha, com seu Teco-Teco, em maio de 1967 (?). Foi sepultado na cidade de Cajazeiras, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida. 

Professor José Antônio Albuquerque e a visita ilustre do amigo Clemildo Brunet de Sá, que presenteou-lhe com seu livro: "Historias do Rádio em Pombal".

Depois de toda esta luta de Cajazeiras para ter seu aeroporto de volta, dedico este registro a figura imortal de Antonio “Pão Doce”. Esta fotografia, dele sentado numa das rodas de seu Teco-Teco, que era "guardado" debaixo de uma oiticica, é histórica, que um dia deverá fazer parte do Museu de Cajazeiras.


José Antônio Albuquerque. Historiador. Professor aposentado do Departamento de História do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras/PB. Diretor-Presidente do Sistema Alto-Piranhas de Comunicação.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário