Seguidores

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

EM 02 DE FEVEREIRO DE 1989 O BRASIL OUVIU O QUE NÃO QUERIA OUVIR: "O REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA FALECEU"

Por José Mendes Pereira
https://www.youtube.com/watch?v=bFbH91Hj4_A

Sabe-se que o rei do baião Luiz Gonzaga sofreu de osteoporose por anos, e no dia 02 de agosto de 1989, ele morreu vítima de parada cardiorrespiratória, no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana.

Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto do filho Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, sua cidade natal, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha uma pessoa malvista em Juazeiro do Norte), e posteriormente sepultado em seu município natal. 

A Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga é uma homenagem ao rei do baião, que no ano de 2012 Luiz Gonzaga foi tema do carnaval da GRES Unidos da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o enredo "O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão", fazendo com que a escola ganhasse o carnaval carioca daquele ano. 


Ana Krepp, da Revista da Cultura escreveu: 

"O rei do baião pode ser também considerado o primeiro rei do pop no Brasil. Pop, aqui, empregado em seu sentido original, de popular. De 1946 a 1955 foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravados e mais de 80 milhões de cópias vendidas. 'Comparo Gonzagão a Michael Jackson. Ele desenhava as próprias roupas e inventava os passos que fazia no palco com os músicos', ilustra [o cineasta] Breno [Silveira, diretor de Gonzaga — De pai para filho]. Foi o cantor e músico e também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio-SP. Gonzagão gostava mesmo era do show biz: viajar, fazer shows e tocar para plateias do interior."

https://www.youtube.com/watch?v=OmgX4vsURA8

Em 2012, o filme de Breno Silveira Gonzaga, De Pai Pra Filho, narrando a relação conturbada de Luiz com o filho Gonzaguinha, em três semanas de exibição já alcançara a marca de um milhão de espectadores. [13]


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário