Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

FUTEBOL E GEOGRAFIA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 14 de novembro de 2016 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.590

A bola vai rolar amanhã nas terras altas do Peru, país reconhecidamente de grandes belezas naturais. 

Costumeiramente dividida em geral por três regiões, o Peru mostra seus encantos por um lado e ruma ao desenvolvimento pelo outro. 

Foto: divulgação (Vale do Colca, Sul do Peru).

Uma das suas três regiões é chamada Costa (litoral) que fica a oeste como planície estreita, geralmente árida, com alguns vales criados por rios de ocasião. 

Outra região é o planalto, da famosa Cordilheira dos Andes, onde se encontra o pico mais alto do país, o Huascarán, a 6.768 metros de altura.

Olhando para a terceira região, iremos encontrar a selva que é uma vasta extensão de planícies cobertas pela floresta amazônica. Estendendo-se a leste, a maioria do país está localizada dentro desta área.

O Peru faz fronteira com o Equador e a Colômbia, ao norte. O Brasil fica a leste, a Bolívia a sudeste, o Chile ao sul e o oceano Pacífico a oeste.

Quanto a sua hidrografia, sabemos que os rios peruanos tem origem nos picos da Cordilheira dos Andes. Os que vão para o Pacífico são íngremes, curtos e temporários. Os afluentes do rio Amazonas são mais longos e menos íngremes, pois se originam na serra. Outros cursos d’água ainda escorrem para o lago Titicaca e são curtos com grande fluxo.

Para quem gosta de economia, os serviços representam 53% do produto interno bruto nacional, seguido pela indústria extrativa transformadora, em 22,3% e a indústria extrativa, 15%.

As principais exportações do país dos Incas são cobre, ouro, zinco, têxteis e farinha de peixe.

Muito ainda se pode dizer sobre o Peru, porém, o que vale mesmo é o rolar da bola na noite do feriado. 



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário