Seguidores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

INVASÃO EM MOSSORÓ (PARTE 1)


Provavelmente, a invasão de Mossoró (RN) culminada em 13 de junho de 1927, fora a maior empreitada, feita por Lampião, em termos, de distâncias percorridas e grandiosidade da cidade a ser assaltada, além disso, considero que este acontecimento, produziram diversas rupturas na saga daquele cangaceiro, aliados a outros movimentos anteriores, de repreensão da polícia, principalmente, no Estado de Pernambuco, e que resultaram em sua fuga para a Bahia, mais de um ano depois.


O Projeto Mossoró foi gerado, no coito do Coronel Isaías Arruda na Serra do Diamante, município de Aurora (CE) e seus mentores foram o cangaceiro Massilon Leite, que prestava serviços para Arruda e o próprio chefe.




Lampião não conhecia o Rio Grande do Norte, aliás nem inimigos tinha em terras potiguares. Entretanto, foi convencido pela dupla, que o serviço seria fácil, da mesma forma que fora, o ataque à cidade de Apodi (RN) e Gavião (RN), feita por Massilon, com absoluto sucesso, e ocorrido no mês anterior, com promessas de grande soma de dinheiro.



Mesmo ressabiado, com o novo "trabalho", O rei do cangaço, aceitou a missão em Mossoró, na condição de receber muita munição de Isaías Arruda, no que foi atendido de pronto, e com cerca de 70 cangaceiros, eles deixaram a Serra do Diamante, no sentido ao limite da Paraíba, na madrugada do dia 09 de junho 1927. Aguardem continuação...

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário