Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

EM 13 DE JUNHO DESTE ANO DE 2017, MOSSORÓ NO RIO GRANDE DO NORTE, COMEMORARÁ OS 90 ANOS DA FRUSTRADA TENTATIVA DE ASSALTO POR LAMPIÃO E SEU BANDO.

Por José Mendes Pereira

Em 13 de junho deste ano de 2017 Mossoró no Rio Grande do Norte, comemorará os 90 anos da frustrada tentativa de assalto por Lampião e seu bando.

Benedito Vasconcelos Mendes

O Presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Professor Benedito Vasconcelos Mendes está escolhendo o Presidente da Comissão Organizadora das Festividades, para conclamar as forças vivas da sociedade a se engajarem na organização deste importante evento histórico-cultural.

Os mossoroenses irão fazer uma merecida homenagem aos seus heróis, que com coragem e determinação organizaram e foram para as ruas na tentativa de defenderem a sua querida cidade de Mossoró, da sanha sangrenta de Lampião e seu bando de facínoras. 

As sociedades AMOL, ACJUS, AFLAM, AMLERN, ICOP, ASCRIM, COMFOLC, Museu  do Sertão e outras), ACIM, CDL, LIONS, ROTARY, Maçonaria, OAB, SEBRAE e entidades de classe (Sindicatos e Associações) todas estas estarão juntas em um esforço comum, fazer uma grande festa de reconhecimento dos méritos heroicos dos que, de arma em punho, defenderam a nossa cidadela. 


O prefeito Rodolfo Fernandes o idealizador da resistência disse consigo mesmo que: "Lampião" e seu bando não pensasse que ele e os seus resistentes iriam baixar a cabeça e deixar eles levarem tudo de Mossoró. Não duvidava que eles levassem algo dos valores de Mossoró, mas para que isso acontecesse, a sua luta para não vê-los se apossando do que não era deles, iria ser grande, e não iria se curvar diante de um simples capitão."Eu sou coronel merecidamente, seu Lampião, e nem quero lhe chamar de capitão!

Para efeito de conhecimento ao leitor: 

O coronel Rodolfo Fernandes não era mossoroense. Era filho da cidade de Portalegre no Rio Grande do Norte, e sendo prefeito de Mossoró, não deixou Lampião levar nada, apenas saiu no prejuízo, perdendo dois dos seus homens mais importantes da sua ainda pequena "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia". 

Procura ler livros escritos pelos grandes escritores. Lá, são materiais apanhados nas fontes onde aconteceu o verdadeiro cangaço do Nordeste brasileiro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário