Seguidores

terça-feira, 18 de abril de 2017

A URNA MORTUÁRIA DO CANGACEIRO CORISCO..!

Por Voltaseca Volta
Fotograma: José Umberto Dias

Morto no dia 25 de maio de 1940, o ex-cangaceiro foi enterrado na cidade de Miguel Calmon-BA. Passados em torno de 10 dias de sua morte, por ordem vinda de autoridades de Salvador, seu BRAÇO DIREITO E A CABEÇA, foram arrancados. A cabeça ficou em exposição ao público no Instituto Nina Rodrigues, por 29 anos. 

Em 13/02/1969 por determinação do governador Luiz Viana a cabeça e o braço foram enterrados no cemitério Quinta dos Lázaros/Salvador. 

Em 1972 "DADÁ", ex-companheira do famoso cangaceiro, foi até à cidade de MIGUEL CALMON/BA, e procedeu a "EXUMAÇÃO" dos outros ossos de Corisco.

Dadá presenciando a exumação do ex-companheiro cangaceiro Corisco

À noite, em uma pensão daquela cidade, a grande "DADÁ", chorando, lavou todos os ossos do seu amado. Em seguida, levou-os para sua casa em Salvador. Lá, guardou-os, com todo carinho, em uma urna de madeira situada em seu guarda-roupa, onde, ali, permaneceram por mais 05 anos. 

Jazido co cangaceiro Corisco

Em 1977, todos os OSSOS foram colocados em um jazigo doado pelo escritor Jorge Amado no cemitério Quinta dos Lázaros/Salvador-BA. A URNA feita em metal (vide foto, abaixo) também foi doada pelo famoso escritor. Nela foram colocados todos os restos mortais (ossos) do famoso cangaceiro e enterrados no citado jazigo.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário