Seguidores

sábado, 22 de abril de 2017

PATRIMÔNIO DO POVO DE POMBAL OS TRÊS SINOS DA IGREJA DO ROSÁRIO TEM NOME: SÃO MIGUEL ARCANJO, SÃO GABRIEL ARCANJO E SÃO RAPHAEL ARCANJO.

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Construída em 1721, através de contrato firmado entre a irmandade do Coração de Jesus e o construtor de Igrejas de nome Simão, a Igreja do Rosário de Pombal já foi por demais falada descrita e festejada em produções literárias, e ainda muitas vezes será. Portanto, o que vamos comentar aqui não é a igreja, mas, os seus três sinos.


Em um tempo passado, quando já no comando da IRMANDADE DOS NEGROS DA ROSARIO DE POMBAL, os sinos da Igreja eram fontes de renda para irmandade, o que se dava através da cobrança de repiques. Essa cobrança era prevista no “Compromisso Eclesiástico da Irmandade dos Negros do Rosário de Pombal de 1888”

“Art. 35. o sachistão perceberá todos os emolumentos taxados na tabela deste Bispado e mais cem reis por cada segnal ou repique que tocar. “

Para os repiques em homenagens a membros da Irmandade o Estatuo diz o seguinte:

“Art 42. Os irmãos que falecerem, ou os filhos dos irmãos, menores de quatorze anos, sendo do sexo mascolino, e de doze sendo do feminino, terão sepultura grátis e seus signaes se forem adultos, e se forem párvulos, trez repiques, pelos quaes nada perceberá o sachristão.” ( fonte: llivro IRMANDADE DOS NEGROS DA ROSARIO DE POMBAL, pag 125, da minha autoria)


Em tempos passados um dos sinos originais da Igreja do Rosário foi doado para a Igreja de São Pedro, no Bairro dos Pereiros, pelo Monsenhor Vicente Freitas.

Com o passar do tempo e o uso sistemático, os dois que ficaram no Campanário racharam, necessitando de restauração, o que custava muito caro. A Irmandade dos Negros do Rosário, que passaram a administrar e zelar pela Igreja do Rosário depois de 1895, fez uma campanha juntamente com alguns paroquianos para a aquisição de um sino novo, voltando a igreja a contar mais uma vez com seus três sinos, no entanto, apenas um em condição plena de uso.


Os dois mais antigos, trabalhados em alto relevo, e que necessitam de restauração, por conta dos seus estados físicos precários, só são usados em ocasiões especiais, como: morte de um membro da irmandade ou do clero, em alguns dias da Festa do Rosário como a abertura, sábado do Rosário e domingo do Rosário, e no dia da Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso.

Os bronzes originais da igreja do Rosário foram batizados, como era costume à época, com os nomes de arcanjos: SÃO MIGUEL ARCANJO, SÃO GABRIEL ARCANJO e SÃO RAPHAEL ARCANJO. O que se encontra na Igreja de São Pedro é o SÃO MIGUEL ARCANJO. (Informações obtidas com Raphael Camilo)
--
Jerdivan Nobrega de Araújo

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário