Seguidores

sexta-feira, 12 de maio de 2017

RESUMO DAS DECISÕES DA REUNIÃO DA SBEC-SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO


RESUMO DAS DECISÕES da Reunião da SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, realizada hoje, quinta-feira, 11-05-2017, no escritório do Presidente da Comissão Organizadora das Festividades dos 90 Anos da Resistência de Mossoró ao Bando de Lampião, Dr Francisco Marcos de Araújo. Dos três principais eventos que irão fazer parte das comemorações dos 90 anos da expulsão de Lampião, já estão decididas as seguintes providências: 

1.JÚRI SIMULADO DO JARARACA- O organizador e Presidente do referido júri, Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros apresentou as seguintes sugestões - Início do Júri: 8 horas- Data: Dia 9 de junho (sexta-feira) - Local: Sala do Júri do Fórum Silveira Martins (Fórum novo, na Av. Jorge Coelho, ao lado da UFERSA). 
               
Os estudantes participantes receberão Certificado de Participação, expedido por Universidade, valendo 5 horas-aula. 

2. CONCURSO DE PINTURA com tema cangaço ( II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar-Cangaço ), patrocinado e organizado pela Professora Isaura Amélia de Sousa Rosado encontra-se com as seguintes providências em andamento-Inscrições: cerca de 100 artistas já estão inscritos e 200 quadros prontos para a exposição. Premiação: os autores dos 10 melhores quadros escolhidos, receberão cada um, setecentos reais, totalizando 7 mil reais, que serão doados pela Professora Isaura Amélia. Local da exposição dos quadros do concurso- Antigo Fórum Silveira Martins (localizado na Av. Rio Branco, em frente ao Memorial da Resistência)         

3. LANÇAMENTO DA REVISTA OESTE, DO ICOP, com conteúdo sobre o cangaço, que está sendo editada pelo escritor Cláuder Arcanjo, já está sendo revisada e será lançada na Sessão Solene.                                        
4. A SESSÃO SOLENE será realizada no Auditório do antigo Fórum Silveira Martins, na Av. Rio Branco, ao lado do espaço onde vai ocorrer a Exposição de Pintura com tema sobre cangaço. A referida Sessão constará do Lançamento da Revista Oeste, do ICOP-Instituto Cultural do Oeste Potiguar, com conteúdo sobre cangaço, pelo Dr. Clauder Arcanjo; de um relato sobre as conclusões do Júri Simulado do Jararaca, feito pelo organizador e presidente do referido júri, Dr. Breno Valério e do anúncio dos artistas plásticos laureados no concurso de pintura sobre o cangaço, que serão revelados pela organizadora do concurso, Professora Isaura Amélia.  

A COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO elegeu seu Presidente, Jornalista Ivanaldo Xavier, que irá reunir os membros da comissão, para planejar o esquema de divulgação das festividades. Esta reunião foi presidida pelo Dr. Marcos Araújo, presidente da Comissão Organizadora das Festividades e contou com as presenças do Presidente da SBEC, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, Dr. Breno Valério, Professora Isaura Amélia, Professora Taniamá Vieira da Silva Barreto, Professora Susana Goretti Lima Leite, Jornalista Ivanaldo Xavier, Prof. Josué de Oliveira Moreira, Gualter Alencar do Couto e Raimundo Antônio de Sousa Lopes (Raí). Está sendo discutida a possibilidade da inclusão na programação, de uma Cavalgada, saindo no dia 8 de junho da cidade de Patu e chegando no dia 11 de junho (domingo) em Mossoró. Seria o início das festividades. Esta possibilidade está sendo estudada pela Professora Isaura Amélia. Um dos organizadores desta Cavalgada, empresário Bruno Almeida, da cidade de Messias Targino entrou em contato com o Prof. Benedito, oferecendo esta parceria.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário