Seguidores

domingo, 6 de agosto de 2017

CONCLUINTES DO CAMPUS CENTRAL RESSALTAM O PAPEL TRANSFORMADOR DA UERN

Por Adriana Morais

Quase 200 concluintes de 11 cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) colaram grau em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 3. A solenidade ocorreu no Ginásio de Esportes Deputado Jerônimo Vingt Rosado Maia, localizado no Campus Central.

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da UERN, o professor Aldo Gondim Fernandes, e contou com a presença do Secretário Municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, representando a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; o deputado estadual Manoel Cunha Neto, Souza; o Pró-reitor de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Prof. Dr. Rodrigo Nogueira de Codes, representando o reitor da UFERSA, José Arimatea de Matos; a coordenadora de Acessibilidade do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN), Camila Morais Rocha; professores e servidores da UERN. Familiares, parentes e amigos dos formandos também prestigiaram o momento.

Pela primeira vez na história recente da UERN, a oradora da turma não estava na relação de formandos da noite. A graduada Sabrina da Silva Neves, do curso de Educação Física, colou grau antes de sua turma para poder assumir vaga no concurso da Prefeitura Municipal de Russas (CE). Em um discurso emocionado, ela exaltou a importância da educação e da UERN para a transformação de vidas de milhares de pessoas.

“É através da educação que podemos mudar de vida. É pela educação que um jovem pobre do interior do Rio Grande do Norte tem a oportunidade de vencer na vida e chegar a ser o primeiro professor de Educação Física da região a se tornar vice-retor de uma Universidade”, disse a graduada, em alusão à história de vida do professor Aldo Gondim Fernandes, a quem ela prestou homenagem. “O professor Aldo Gondim Fernandes é um exemplo de mestre, um exemplo de vida. A FAEF (Faculdade de Educação Física) e a UERN sentirão sua falta. Para o senhor, nosso muito obrigado”, declarou.

O vice-reitor Aldo Gondim, que presidiu na noite desta quinta-feira sua última colação de grau em Mossoró antes de se aposentar, parabenizou e os formandos os convidou a permanecer na UERN através das oportunidades em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Ele enfatizou a importância que a Universidade tem no processo de desenvolvimento da região. “Sintam-se orgulhosos por serem formados por essa instituição. Vocês que estão aqui são vencedores. Agora formados, que vocês sejam agentes de transformação social”, declara.


Os concluintes Ildérica Lopes da Silva, de Ciências Econômicas; Ayonnara Rocha de Medeiros, do curso de Ciências Contábeis/Matutino; Alana Karem Fernandes Pereirra, do curso de Ciências Contábeis/Noturno; Karla Adriana Meira da Silva, de Serviço Social; Daiane Duprat Serrado, Ciências Sociais/Licenciatura; Átilla Negreiros Maia, Ciências da Computação e Francisca Paula Vírgínia Ferreira de Oliveira, Direito/Noturno receberam a comenda de Mérito Acadêmico. “Foi um curso muito difícil, mas fui superando os obstáculos. É muito gratificante poder terminar na UERN, sempre tive um sonho de me formar aqui. Agora, é seguir adiante na minha carreira acadêmica”, diz Ildérica Lopes.

Durante a cerimônia, Felipe de Lima Fernandes, do curso de Química, fez o juramento da turma, Jéssica Santos Gonçalo de Souza, do curso de Administração, solicitou o grau ao profesor Aldo Gondim, e a graduada Thalyne Nathanyele da Silva Oliveira, do curso de Ciências Biológicas, entregou a homenagem ao paraninfo, o professor Dr. José Hélio de Araújo Filho. Colaram grau os concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental, Turismo, Serviço Social, Educação Física, Ciências Biológicas, Química, Ciências da Computação e Direito.

Thalyne Nathanyele entregou a homenagem ao professor José Hélio de Araújo – Foto: Rodrigo Oliveira

“A UERN é o maior patrimônio do RN”, diz o paraninfo da turma

O paraninfo da turma, professor Dr. José Hélio de Araújo Filho, da Faculdade de Ciências Naturais (FANAT), enfatizou o papel da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na formação de profissionais de qualidade e na transformação social na região potiguar. Em seu discurso, ele lembro vários casos de destaque regional e nacional conquistados pelos egressos da instituição.

“A coreógrafa Roberta Chumara, referência em coreógrafa na região, é egressa da UERN. Os melhores advogados, juízes e promotores são da Uern. Nossos estudantes estão fazendo residência nos maiores hospitais do Brasil. Nossos alunos são destaques em premiações e concursos. O curso de Biologia, por exemplo, está entre os 18 melhores do país. Entre outros tantos exemplos que atestam a qualidade de Universidade”, diz o professor.

José Hélio de Araújo Filho diz que o diploma é uma identidade que “liga os graduados a uma das melhores universidades do Brasil”, diz. Ele enfatiza que apesar de todas as dificuldades financeiras, os egressos da UERN se destacam em todas as áreas. “Isso é motivo de orgulho. A UERN é o maior patrimônio do RN e vocês fazem parte disso”, frisa.



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário