Seguidores

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

UM BANDIDO PRECOCE

Por Érico de Almeida

Passarinho preso em 24 de dezembro de 1923, foi recolhido à cadeia de Princeza sendo condemnado pelo jury dalli a 29 annos e 9 mezes de prisão. Assassinara no dia 17 de dezembro daquelle anno, no logar Caracol, do município de Conceição do Piancó, o infeliz Raymundo Nogueira, de quem roubara 4$000 e as vestes, deixando o cadáver em ceroulas.

Seis dias depois o boiadeiro Amara Nogueira,  irmão da victima, surprehende o bandido acompanhado do famigerado Jurity, nas adjacencias da povoação de Patos, município de Princeza.

Passarinho que estava vestido com as roupas que havia roubado a Raymundo, bota-se a punhal ao infeliz acima referido.

Aquelle sacando de uma pistola Mauser, criva por três vezes o corpo do bandido, quando traiçoeiramente  recebe uma bordoada de Jurity, cahindo por terra com um dos pés preso ao estribo da sella de sua montada, recebendo então 36 punhaladas!...

Consummado o barbaro assassinato trataram os faccínoras de perseguir uma pessoa que acompanhava Nogueira, chegando o Passarinho, sedento de sangue, a penetrar na povoação, gritando:

Pegue este bandido qui acaba de matá um home, ferindo eu também!
          
Já o fugitivo penetrava nos aposentos da residência do sub-delegado local, quando Passarinho, banhado em sangue, dos ferimentos que recebera, acceita voz de prisão, não por obediencia à lei, mas pelo terror que lhe impunha um respeitável 44, cuja bocca parecia localizar-lhe o coração, há poucos minutos tão empedernido.
          
O bandido tem uma das vistas perdida, orçando actualmente a sua idade pelos 21 annos.  

FONTE: ALMEIDA, Érico de. Lampeão, sua história. João Pessoa: Editora Universitária, 1996. 128 p. Edição fac-similar de 1926. P. 73-75.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário