Seguidores

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O PÓS CANGAÇO

Por Geziel Moura

Certa vez, a escritora Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita disse-me que quando era criança, sempre foi discriminada por ser neta de cangaceiros, mas que tudo mudou, quando a pesquisadora Christina Matta Machado começou a agregar os ex-cangaceiros e seus descendentes, dando mais visibilidades e dizibilidades a eles, no inicio da década de 1960.




De fato, a pesquisadora estava envolvida com o nordeste, por conta de seu doutoramento pela USP (Universidade de São Paulo), cuja temática era o aspecto social do Cangaceirismo, pesquisa que favoreceu diversos encontros, com os cabras que moravam em São Paulo e no nordeste, juntamente com seus familiares, por exemplo, Zé Sereno, Balão, Labareda, Peitica, Criança, Marinheiro, Dadá, Sila, Expedita e Vera Ferreira, dentre outros.




Infelizmente, Christina veio a falecer no dia 23.10.1971, às vésperas de sua defesa de doutorado e casamento, sendo a causa mortis: Edema agudo do pulmão, insuficiência cardíaca, leucemia e anemia. A escritora deixou publicado, duas obras..." As táticas de guerra dos cangaceiros" de 1969 e no pós mortis o pai dela publicou, "Aspectos do fenômeno do cangaço no nordeste brasileiro" em 1974.



Falando nisso...o Pós Cangaço sempre intrigou-me, afinal, em que lugar e o que passaram a fazer os antigos cangaceiros? Nesta matéria de Christina Matta Machado, publicada na Revista Fatos e Fotos de 27.11.1969, ela dá algumas pistas, dos paradeiros de alguns ex-cangaceiros. Boa leitura.

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário