Seguidores

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

CARIRI DO CEARÁ EM PAUTA...

Por Manoel Severo
Lailson Gurgel, Heitor Feitosa, Manoel Severo e Calixto Junior

Aconteceu na noite do ultimo sábado, 25 de novembro, no restaurante do Hotel Encosta da Serra em Crato, jantar que reuniu o Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e alguns dos mais destacados pesquisadores da região e do ICC - Instituto Cultural do Cariri. Estiveram presentes os casais; Lailson Gurgel, Heitor Feitosa e João Calixto Junior.

Na oportunidade o Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo apresentou um detalhado resumo das atividades do Instituto Cariri do Brasil no ano de 2017 com as edições de Exu, Água Branca e Floresta, como também fez uma explanação aos confrades sobre os principais desafios para os anos vindouros, 2018 e 2019. "É sempre uma grande honra receber o Severo, Curador do Cariri Cangaço aqui em nosso Crato, ainda mais diante de tantos empreendimentos que estão por vir" revela o pesquisador e escritor Heitor Feitosa, que toma posse como novo presidente do ICC - Instituto Cultural do Cariri no começo do próximo mês de janeiro. 


A noite marcou a consolidação de mais um novo Projeto com a Marca Cariri Cangaço em parceria com o ICC - Instituto Cultural do Cariri; uma edição especial da Revista Itaytera em 2019 comemorando os 10 anos do Cariri Cangaço, que reunirá os mais destacados escritores da confraria Cariri Cangaço em artigos envolvendo as temáticas do Cangaço, Messianismo, Religiosidade e Coronelismo, temas centrais enfocados pelo Evento. 

"Hoje consolidamos com o Heitor Feitosa; num entendimento inicial que mantivemos com o Emerson Monteiro ainda em junho;  a intensão e mais que isso, o compromisso entre o Cariri Cangaço e o ICC para a edição especial da Itaytera em nosso aniversário de 10 anos reunindo grandes escritores e temas nordestinos, e faremos o lançamento no grande evento do CARIRI CANGAÇO 10 ANOS em setembro de 2019 aqui no Cariri cearense" confirma Manoel Severo.

Cariri Cangaço em jantar com pesquisadores do ICC - Instituto Cultural do Cariri

Um encontro reunindo expoentes da pesquisa e do estudo dos temas do sertão como Heitor Feitosa, Lailson Gurgel e Calixto Junior, não poderia deixar de ter uma pauta quase que inteiramente pontuada por episódios e personagens que marcaram a história do nordeste, dessa forma a noite contou com a "presença honrosa" de personagens como Izaias Arruda, os Paulino, Padre Cícero, Tristão Gonçalves, Pinto Madeira, Pereira Filgueiras, Fideralina, dentre tantos outros gigantes responsáveis por algumas das mais eletrizantes sagas sertanejas...

Manoel Severo conclui: "Ter as companhia dos confrades e amigos, Heitorzinho, Calixto e Gurgel é uma satisfação imensa, essa noite na verdade tive mais uma aula de história e conhecimento, realmente engrandecedor. E tem mais, já fechamos a participação tanto do Heitor, como do Lailson Gurgel e amigo Calixto Junior em nossa ousada agenda de 2018, vem muita coisa boa por aí".

Cariri em Pauta - Instituto Cultural do Cariri
Jantar Encosta da Serra, Crato - Ceará
25 de novembro de 2017

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário