Seguidores

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

ALAGOANO CABRA MACHO DA MOLÉSTIA DOS CACHORROS.


Por José Romero Araújo Cardoso

Alagoano cabra macho da moléstia dos cachorros. Gabava-se de nunca ter levado desaforo para casa. Introduziu na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e depois na Guanabara o modus operandi peculiar ao Estado natal de sua época marcada por tragédias inenarráveis, cercando-se dos mais ferozes e leais jagunços. 


O General Goes Monteiro, o qual demonstrava simpatizar com gente da laia dele, presenteou-lhe com potente metralhadora que ele apelidou de "Lurdinha". 


Reza a lenda que todos os terreiros da Baixada Fluminense tocaram tambores ininterruptamente durante meses, a fim de fechar-lhe o corpo. 


Aos quarenta e oito anos tinha igual marcas de balas espalhadas por todas as partes de sua estrutura física, se bem que, na verdade, usava colete de aço. 


Angariou inimigos poderosos, os quais encarregaram-se de inclui-lo em lista de cassados, quando do advento do golpe de 1964. 


O baiano "Tonhão Malvadeza" foi o mais implacável e irascível desses desafetos. Sua residência em Duque de Caxias (RJ) foi transformada em verdadeira fortaleza, cheia de labirintos e passagens secretas. 


Durante os anos de chumbo da ditadura militar, muitos perseguidos procuraram guarida na fortaleza do "pistoleiro de Duque de Caxias".




Quem quiser saber mais sobre a figura, basta acessar:


José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário