Seguidores

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

EXUMAÇÃO DAS CABEÇAS DO CASAL CANGACEIRO LAMPIÃO E MARIA BONITA.



Fotografias das cabeças de Lampião (Esquerda) e de Maria Bonita registrada no momento da exumação ocorrida no ano de 2002.

As cabeças do casal cangaceiro foram exumadas pelos doutores Lamartine de Andrade Lima e Orlins Santana.

O texto abaixo é de autoria do doutor Lamartine de Andrade Lima que nele explica os pormenores da exumação.

“Na década de 1960 trabalhei com as cabeças decapitadas de "Lampeão", "Maria Bonita" e "Curisco", e mais outras de cangaceiros menos conhecidos, ao todo sete, no Museu Estácio de Lima, do Instituto Nina Rodrigues, ainda vizinho da Faculdade de Medicina da Bahia, do Terreiro de Jesus, no Pelourinho em Salvador, Bahia. A cabeça de "Maria Bonita" estava íntegra mas exibindo alguma modificação das feições causada pela ação dos compostos conservantes, como formaldeido.

A cabeça de "Lampeão" tinha o crânio polifraturado (o que era mostrado em radiografia) e estava recomposta e suturada, exibindo igualmente transformações na face. Cerca de 40 anos depois, a família daquele casal de cangaceiros pediu-me para que procedesse a exumação daquelas cabeças, que estavam em nichos num recanto do Cemitério da Quinta dos Lázaros, o que fiz, acompanhado pelo meu amigo pesquisador de cangaceirismo e cirurgião-dentista Dr. Orlins Santana, na presença de netas deles, inclusive a escritora e fotógrafa Vera Lúcia Ferreira Nunes. A cabeça de "Maria Bonita" estava íntegra, com os olhos entreabertos, cujos globos oculares logo se pulverizaram.

A cabeça de "Lampeão"' estava com as suturas cirúrgicas corroídas, desfeitas, e as suturas anatômicas esfaceladas, abertas traumaticamente no passado, observando-se também múltiplos fragmentos ósseos e dentários, restando notar o osso occipital quase indene, cabendo registrar que a intersecção interna das cristas occipitais, constituindo a Torcular de Herófilo de Alexandria, não apresentava a Fosseta de Lombroso, aquele achado anatômico do mestre de Turim, o italiano Professor Césare Levi Lombroso, que, segundo ele, caracterizava o criminoso nato”. (Lamartine de Andrade Lima)

Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://cangacologia.blogspot.com.br/2018/02/exumacao-das-cabecas-do-casal.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário