Seguidores

sábado, 10 de fevereiro de 2018

FILHA E NETA DO CASAL CANGACEIRO LAMPIÃO E MARIA BONITA.

Por Geraldo Junior

Expedita Ferreira Nunes e Vera Ferreira, respectivamente filha e neta do casal Lampião e Maria Bonita.

Expedita Ferreira nasceu na Fazenda “Enxu” que fica localizada no município de Porto da Folha/SE, no dia 13 de setembro de 1932.

Impossibilitados de permanecerem com a filha devido à dura vida que levavam em meio à caatinga, Lampião e Maria Bonita foram obrigados a deixá-la aos cuidados de um vaqueiro/coiteiro por nome Severo e sua esposa Aurora, os quais ficaram a partir de então responsáveis pela criação da criança, que no momento em que chegou à casa dos pais adotivos, contava com apenas 21 dias de vida.

Severo e Aurora nunca esconderam de Expedita Ferreira que ela era filha do casal cangaceiro, sempre deixando claro a sua procedência.

A vida de lutas e fugas pela caatinga, fez com que seus pais biológicos a vissem por apenas três vezes, durante toda sua vida.

Atualmente com a idade de 85 anos, Expedita Ferreira reside na cidade de Aracaju em Sergipe.

Quando me refiro à dona Expedita Ferreira em meus textos, costumo sempre dizer que ela foi mais uma entre as tantas outras vítimas do cangaço. Uma mulher de forte personalidade e de caráter que conseguiu superar todas suas dores e aflições, que ainda na flor de sua infância perdeu seus pais de forma trágica e teve para sempre sua vida marcada devido à vida cangaceira que seus pais levavam.

À dona Expedita Ferreira e família expresso meu respeito e consideração e que estejam cientes que o casal Lampião e Maria bonita hoje é parte inconteste e importante da história e da cultura nacional e em especial da região Nordeste.

Fica o registro fotográfico para efeito de curiosidade.

Fotografia gentilmente cedida e pertencente ao acervo de Neli Maria da Conceição, filha do também casal cangaceiro Moreno e Durvinha.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=902935316537032&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário