Seguidores

domingo, 4 de março de 2018

LAMPIÃO, O ESTILISTA DO SERTÃO...

Por Verluce Ferraz

Muito importante frisar que Lampião não se comportava de forma comum, não priorizava conquista ou cortejo para mulheres em postura quase celibatária, pois sua preocupação se concentrava em si e em todos os outros cangaceiros por ele comandados, com um excesso de tabus para afastar a figura feminina, sob o pretexto de que elas traziam mal para todos. Vamos seguir a trilha arqueológica para ver a maneira como o cangaceiro foi aumentando seus desejos capazes de tornar segredos as suas fantasias.


Encontramos em Lampião um estilista imerso em um mundo de fantasias, cultura e conhecimentos atávicos a espalhar sua criatividade e percepção do belo com tradução e posterior expressão de tudo que durante a vida lhe fora apresentado em várias circunstâncias, ao olhar para os objetos mais simples ou detentores de estética específica.


Os penduricalhos que o cangaceiro agregava ao corpo, alguns era de grande utilidade, como exemplo a canequinha, para beber água, o bornal para acondicionar comida ou munição; outros, porém, eram para enfeitar-se demonstrando seu narcisismo em alto grau. Passou a usar roupas coloridas e lenço no pescoço com uma argola para prender. 


Grande transformação aconteceu no psíquico do cangaceiro, quando passa de cangaceiro para capitão. A troca do adjetivo deu excelente resultado. Podemos agora compreender que o cangaceiro Lampião, embora inconsciente, se julgasse inimigo daqueles capitães que comandavam as Volantes, mas isso seria um equívoco, seu desejo de usar farda engalanada vem de uma ordem interior que agora vê transformar-se em ‘patente de capitão’, por isso não rejeitamos a hipótese que venha a justificar que, como capitão, seria o disfarce de seu brutal instinto de deter um grande poder. As fitas (divisas da farda) tornaram-se símbolo da vaidade. Vai decorar o chapéu com a flor de Liz. Há uma particular semelhança entre esses objetos, quando de uma análise mais profunda...

https://www.facebook.com/groups/154668548512895/?notif_id=1520181040721011&notif_t=group_added_to_group&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário