Seguidores

domingo, 8 de abril de 2018

A CASA "AMALDIÇOADA" DE LAMPIÃO..!


Por Voltaseca

O Sítio "Passagem das Pedras", situado a 45 km do atual município de Serra Talhada/PE, local onde nasceu "Lampião", terras que outrora foram dos Ferreiras (pais do famoso cangaceiro), foram compradas, posteriormente, pelo casal José e Agda Barbosa Nogueira.

Esse casal não tinha filhos. Foram herdeiros os filhos adotivos, seus sobrinhos: profª Maria José e Pedro Barbosa Nogueira. Encontrando "Demolida" a casa dos Ferreiras, no Sítio Passagem das Pedras, a professora/escritora Aglae Oliveira, indagou da atual proprietária:- "Por que a atual proprietária demoliu a residência dos Ferreiras (pais de Lampião) ? Tinha tanto valor para a história do cangaço no Nordeste ! Ouviu a escritora, o seguinte:

" Quando José Barbosa Nogueira comprou as terras, passou a residir na casa onde nasceu e viveu Virgulino (antes de tornar-se Lampião) com sua família. José foi mordido por uma Cobra Cascavel... José começou a passar mal, e faleceu, após 12 dias de grandes sofrimentos. Era um bom homem, excelente esposo e estimado na Ribeira. A viúva Agda ficou inconsolável e, tomou a deliberação de demolir a casa, onde, nos idos de 1898, nasceu Virgolino, o futuro Lampião.

A viúva admitiu que, a morte do marido se deu, porque morava na residência onde vivera um bandido. Para ela, a casa dava "azar". Hoje, o local é muito visitado por escritores, jornalistas, estudiosos da história do banditismo nos sertões do Nordeste.

Hoje, o sitio pertence ao Sr. Camilo Nogueira. (foto, abaixo). No local da antiga casa de Lampião existem apenas escombros (pedaços de tijolo batido; telhas...), além de plantas tipicas do sertão nordestino, tipo xique-xique, faveleiros, quipás, e, frondosos mandacarus.

Fonte: Livro – Aglae Lima de Oliveira
OBS:- Abaixo, foto do local onde situava a casa de José Ferreira (pai de Lampião)
- Foto: Senhor Camilo Nogueira (atual proprietário do Sítio Passagem das Pedras).

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=823649004503742&set=gm.799731636902449&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário