Seguidores

terça-feira, 3 de abril de 2018

EX-CANGACEIRA " DADÁ" e, os OSSOS de " CORISCO ".,.!


Por Voltaseca Volta

Fotos: Revista O Cruzeiro/Google


Era setembro de 1972, DADÁ se deslocou de Salvador para a cidade de Miguel Calmon-BA, onde estavam enterrados os ossos do seu amado, o ex-cangaceiro CORISCO. (Vide foto, abaixo).


A cabeça e o braço direito de Corisco que se encontravam em exposição pública no Museu Nina Rodrigues/Salvador, já haviam sido enterrados, após forte pressão popular e dos familiares dos cangaceiros.

No cemitério da aludida cidade é localizada a sepultura. Os OSSOS são desenterrados. Sentada em uma cadeira, DADÁ pega um a um, examina-os, e, guarda-os, com muito carinho.

Após recolher todos os ossos do seu ente-querido, DADÁ se recolhe ao seu quartinho de hotel (pensão), e, durante grande parte da noite, passa a mesma, chorando e, numa pequena bacia com água, lava os OSSOS , daquele que foi o seu amado, o cangaceiro CORISCO. Quando acabou a tarefa e, com os ossos limpos, colocou sobre os mesmos, um litro de álcool e deixou secar. Após, colocou tudo dentro de um saco plástico e, em seguida, numa urna envernizada, inclusive, contendo chave e, trouxe para sua residência, em Salvador.

Passaram-se 5 anos com a citada urna guardada em cima de um guarda-roupa, mas com medo que a roubassem, DADÁ resolveu colocá-la na cabeceira da cama, cobrindo-a com um lençol. E, sempre dizia aos netos. “ Não bulam ai “. 

Segundo narrativa da própria DADÁ, a mesma chegou a falar com o governador da Bahia e com o escritor Jorge Amado, para que CORISCO tivesse um enterro decente.

No dia do enterro, no cemitério Quinta dos Lázaros/Salvador, na hora que colocaram os OSSOS, junto da CABEÇA E O BRAÇO direito de Corisco, a emoção foi sem igual. Todo mundo ficou olhando para DADÁ, e, a maioria caiu no choro, inclusive, Jorge Amado chorava que dava dó. Assim, DADÁ cumpriu com sua promessa de juntar e, sepultar todos os OSSOS de CORISCO, em um só local.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=820796761455633&set=gm.796894810519465&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário