Seguidores

sábado, 14 de abril de 2018

GENTE DE LAMPIÃO. ILDA RIBEIRO DE SOUZA "SILA".

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior
Gila filha da cangaceira Sila e Geraldo Júnior

Poucas pessoas sabem que o nome verdadeiro de Sila é Hermecília Brás São Mateus, conforme afirmava o saudoso e admirável pesquisador do cangaço Alcino Alves Costa.

Na verdade o apelido "Sila" ou "Cila" foi derivado de seu verdadeiro nome (Hermecília) e foi utilizado por ela antes, durante e após o cangaço, sendo conhecida por todos através desse cognome.


Após abandonarem o cangaço, Sila e seu companheiro Zé Sereno (José Ribeiro Filho), ex-chefe de subgrupo do bando de Lampião, resolveram abandonar o Nordeste e vieram, junto com outros remanescentes do cangaço, em direção ao sul do país, passando pelos estados da Bahia e Minas Gerais onde trabalharam em fazendas, até finalmente se estabelecerem definitivamente na capital paulista, onde reconstruíram suas vidas e permaneceram até o final de suas vidas.

Sila por questões pessoais resolveu mudar seu nome verdadeiro e passou a se chamar Ilda Ribeiro de Souza, enquanto seu companheiro Zé Sereno adotou durante toda sua vida seu verdadeiro nome, José Ribeiro Filho, não se importando com o passado e com possíveis vinganças por parte de antigos inimigos e desafetos.

Levaram uma vida digna e honesta longe das armas e da ilegalidade e contribuíram grandiosamente com vários depoimentos, entrevistas e informações que serviram e ainda servem como base para a elaboração de trabalhos como livros, filmes, documentários, entre tantos outros.

Nós que estudamos o fenômeno cangaço temos uma eterna dívida com o casal cangaceiro Sila e Zé Sereno, assim como com tantos outras testemunhas e personagens da história que contribuíram de alguma forma para a construção e montagem desse quebra-cabeças chamado cangaço.

Meu reconhecimento.

A fotografia anexada a essa matéria foi a mim gentilmente cedida por Gilaene "Gila" de Souza Rodrigues (In memorian) filha do casal cangaceiro e pertencente ao acervo da família, tendo sido registrada durante um evento religioso ocorrido, possivelmente, na década de setenta (1970) em que Sila era frequentadora.

Fica o registro para o conhecimento geral.

Geraldo Antônio de Souza Júnior 


http://cangacologia.blogspot.com.br/2018/04/gente-de-lampiao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário