Seguidores

quinta-feira, 5 de abril de 2018

O MERCADO PÚBLICO DE MOSSORÓ

Por Geraldo Maia do Nascimento

A primeira notícia que temos de Mercado Público Municipal em Mossoró data de 23 de agosto de 1875, quando a Câmara Municipal de Mossoró autorizou, através da Lei nº 739 da mesma data, \"a construção de uma casa destinada ao mercado da cidade a ser feita mediante contrato com quem melhor vantagem oferecesse\". Em 12 de julho de 1877, portanto dois anos após a autorização, os construtores Antônio Secundes Filgueira e José Alexandre Freire de Carvalho, fazem entrega da Casa do Mercado que iria substituir a palhoça que fazia vezes de tal onde, sem as mínimas condições de higiene, eram expostas carnes e outros gêneros. Esse primitivo mercado foi construído no mesmo local onde ainda hoje se encontra o Mercado Municipal de Mossoró, no centro da Cidade. Esse prédio funcionou com a arquitetura primitiva até 1908, quando passou por uma substancial reforma. Em 1947, na administração do Prof. Gerson Dumaresq, passou por uma nova reforma da sua estrutura, tendo inclusive sua área de cobertura ampliada.                

O Mercado Público Municipal tinha, no início do século, um papel muito importante na vida de uma cidade. Era no Mercado que se encontravam os comerciantes que abasteciam as cidades dos mais diversos produtos que iam desde os cereais, carnes e frutas, até roupas, produtos de couro, cerâmicas (utilitárias e decorativas) e uma infinidade de doces, bolos e refrescos. Não faltavam também as bancas de pinga.                

Mas a cidade crescia e já se fazia necessário a construção de um outro mercado. Em 30 de setembro de 1951 foi inaugurado um novo prédio para um segundo Mercado Público Municipal. O novo Mercado foi construído no bairro do Alto da Conceição e na sua inauguração estiveram presentes, dentre outras autoridades, o Governado do Estado do Rio Grande do Norte Sílvio Pedroza, o Prefeito de Mossoró Francisco Mota e o Bispo Diocesano. O discurso da inauguração foi proferido pelo Dr. Hélio Santiago, então secretário do governo do município.                

A importância do Mercado Público atualmente foi renegada a um plano inferior, frente ao surgimento dos super mercados. Mas os velhos mercados de Mossoró continuam existindo, tanto o do centro como o do Alto da Conceição, para atender aos saudosos que não se adaptaram ao novo estilo de vida.                

Não vai longe o tempo que os farristas, trabalhadores da noite ou madrugadores confesso se dirigiam ao Mercado para a primeira refeição ainda de madrugada, que invariavelmente era cuscuz com ovos ou leite, acompanhado de canecas de café preto e forte.   

http://www.blogdogemaia.com/detalhes.php?not=57

http://blogdomendesemendes.blogspot.com             

Nenhum comentário:

Postar um comentário