Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2018

COMECE A GOSTAR DE ESTUDAR CANGAÇO. É FANTÁSTICO! - O FACÍNORA LAMPIÃO


Por José Mendes Pereira

Afirmam os escritores, pesquisadores e historiadores do cangaço que Lampião foi um dos cangaceiros mais inteligente, e além disso: amado, odiado, perseguido, perseguidor, traído, respeitado, respeitador, adorado por muitos e rejeitado por outros, exigente, vingativo, cruel, corajoso, destemido aos arrufos de qualquer um, respeitava as opiniões dos seus comandados, mas não admitia covardia, Traições de qualquer um, mesmo que fosse feitas pelos seus melhores amigos, imperdoavelmente pagava com a morte, coisa que ele não aceitava ser colocada na sua mesa de bandoleiro.

Lampião teve 10 irmãos, os quais foram: Antonio Ferreira da Silva, Livino Ferreira da Silva, Ezequiel Ferreira da Silva, João Ferreira da Silva,  Virtuosa Ferreira da Silva, Angélica Ferreira da Silva esta era casada com Virgínio Fortunado, Maria Mocinha, e Anália Ferreira. Afirma o escritor José Bassetti que duas das suas irmãs morreram ainda pequenas.

Viveu mais de vinte anos nas caatingas nordestinas. Perseguido pelas forças volantes dos governos, mas mesmo assim, Lampião conseguiu manter o seu desastroso movimento pelos sete Estados, os quais foram: Pernambuco, sua terra natal. Paraíba, Alagoas, neste, Lampião resolveu atacar fortemente, protestando contra o assassinato do seu patriarca José Ferreira da Silva. Rio Grande do Norte, que no dia 13 de Junho de 1927, foi escorraçado de Mossoró, uma das maiores decepções que o rei Lampião passou. Ceará e Bahia. Este último, ele viveu a sua segunda fase de bandoleiro. Mas o seu último coito foi armado na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, onde foi tocaiado e morto.

Nos anos trinta, do século XX, Lampião resolveu colocar em seu bando uma senhora baiana, lá de Santa Brigida Maria Gomes de Oliveira que ficou conhecida mundialmente por Maria Bonita. O seu apelido que a fez famosa não surgiu no sertão, mas no meio urbano do Rio de Janeiro, em 1937, inventado por jornalistas, aliás, pela imprensa.

Era filha do sofrido casal José Gomes de Oliveira e Maria Joaquina Conceição Oliveira, tendo como irmãos: Benedita Gomes de Oliveira, Antonia Gomes de Oliveira, Amália Gomes de Oliveira, Joana Gomes de Oliveira, Olindina Gomes de Oliveira, Francisca Gomes de Oliveira, José Gomes de Oliveira, Arlindo Gomes de Oliveira, Ananias Gomes de Oliveira, Isaías Gomes de Oliveira. Ozéas Gomes de Oliveira, segundo o escritor João de Sousa Lima, este ainda está vivo.

Aos 15 anos de idade, Maria Bonita resolveu se casar, tendo como marido, o sapateiro José Miguel da Silva, o Zé de Nenê, que não levando sorte, durante o tempo em que viveram juntos, a sua vida foi infernizada pelo desastroso casamento, quando o sapateiro não a valorizava, e com isso, as brigas eram constantes no lar.

Apesar de ser cangaceiro os pais de Maria Bonita tinham admiração por Virgulino Ferreira da Silva, e ele era visto com respeito, não só pelos pais de Maria, mas por alguns fazendeiros. O que sentiu Lampião por Maria Bonita foi sem dúvida, o tipo físico de mulher brasileira, olhos e cabelos castanhos que fazia com que muitos a desejassem, por ser considerada uma mulher interessante. A atração foi recíproca entre os dois que logo Lampião a convidou para fazer parte do seu respeitado bando.

Após a entrada de Maria Bonita na "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia", muitos asseclas levaram as suas amadas para as caatingas, como o cangaceiro Corisco, que raptou uma jovem de 13 anos (Dadá) para acompanhá-lo na mais perigosa vida, que é a de viver em correria dentro das matas, quando eram perseguidos pelas volantes.

Mas mesmo usando o seu malabarismo, finalmente na madrugada de 28 de Julho de 1938, Lampião e mais dez cangaceiros foram executados pelas forças volantes, comandadas pelo tenente João Bezerra da Silva, e entre eles, estava a sua rainha Maria Bonita.

Uns dizem que Lampião havia chegado a sua hora. Outros dizem que Lampião foi envenenado. Outros afirmam que a morte do rei e da rainha aconteceu devido um bom cerco policial que o seu matador havia preparado. O certo é que Lampião chegou ao fim. Ninguém se esconde por muito tempo de ninguém. Um dia chegará a sua vez.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/1511638358947343?comment_id=1511751708936008

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário