Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2018

LUTO NA EDUCAÇÃO E NA CIDADE DE MOSSORÓ.


por Lindomarcos Faustino.

Com muito pesar o Grupo do Relembrando Mossoró vem comunicar e registrar o falecimento da Professora D’alva Stella Nogueira Freire, um nome de peso, que dar o nome a Escola de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. 

Ela faleceu aos 94 anos de idade, na cidade de Fortaleza-CE, onde a mesma residia, seu sepultamento está marcado para amanhã, às 8hs, no Cemitério São João Batista, naquela capital.

Dalva Stella Nogueira Freire nasceu no dia 08 de janeiro de 1924, na cidade de Jaguaruana-CE. Filha do maestro Joaquim Ribeiro Freire e Adelaide Nogueira Freire. Quando estava com seus 3 anos de idade veio para Mossoró, acompanhada dos seus pais, em 1927, por motivo que seu pai foi convidado pelo prefeito municipal para reger a Banda de Música desta cidade, cinco meses depois trazia toda família, sendo oito filhos. 


Seus estudos foram realizados em Mossoró, no Grupo Escolar 30 de Setembro, onde cursou o primário. Neste tempo teve como uma das professoras a inesquecível Maria Sylvia de Vasconcelos. O ginásio foi cursado no Ginásio da Escola Normal de Mossoró, também neste último estabelecimento realizou o curso pedagógico e posteriormente cursou Pós-graduação em Música, no Instituto Villas Lobos do Rio de Janeiro, entre 1960 a 1961. Ainda para se aperfeiçoar mais em música, estudou no Instituto Superior de Educação Musical, em João Pessoa, Estado da Paraíba.

Ela foi uma grande professora em Mossoró, lecionou nos seguintes estabelecimentos escolares: Escola Técnica de Comércio, onde lecionou português e francês; Escola Normal de Mossoró, professora de música e no Colégio Diocesano Santa Luzia, onde lecionou português, francês, espanhol e música.

Nesta cidade ela participou da formação da Orquestra Feminina de Mossoró, juntamente com Alcina Miranda, Silveirinha e Mércia, sendo organizada em 1957. Foi fundadora da Sociedade Lítero-Musical, junto à Juventude Independente Católica – JIC, com atuação de Palmira Aires, Terezinha Duarte, Maria Gomes de Oliveira, Elza Fernandes, entre outras. Uma das fundadoras do Instituto Cultural do Oeste Potiguar – ICOP; é uma das integrantes da Academia Mossoroense de Letras, onde ocupa a cadeira N° 15, que tem como patrono seu genitor. Foi agraciada com o título de Cidadã Mossoroense, outorgado pela Câmara Municipal de Mossoró, em 20 de fevereiro de 1981. Dalva Stella foi embora de Mossoró em 1960, quando estava com seus 36 anos de idade. Ela possui um trabalho publicado “A História da Arte Musical em Mossoró”, uma rara obra editada em 1957. 


Há alguns anos, quando a música clássica, em Mossoró, ainda era utopia, já Dalva Stella despertava a cidade para os seus primeiros rudimentos dos recitais, entre nós. Ela participava de festas organizadas por clubes e por damas da sociedade, atravessava barreiras, tocava piano e cantava suas primeiras óperas. Ela fez parte do elenco da Rádio Difusora de Mossoró em duas modalidades: como cantora solista e fazia parte do Trio Três Garotas, que era composta por Daisy Melo, Maria Laura e ela. Atualmente mora em Fortaleza-CE. Em sua homenagem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN o homenageou colocando o nome de Dalva Stella Nogueira Freire no Conservatório de Música, inaugurado em 25 de setembro de 2001, localizado na Rua Almino Afonso, Centro.

Há alguns anos, quando a música clássica, em Mossoró, ainda era utopia, já Dalva Stella despertava a cidade para os seus primeiros rudimentos dos recitais, entre nós. Ela participava de festas organizadas por clubes e por damas da sociedade, atravessava barreiras, tocava piano e cantava suas primeiras óperas. Ela fez parte do elenco da Rádio Difusora de Mossoró em duas modalidades: como cantora solista e fazia parte do Trio Três Garotas, que era composta por Daisy Melo, Maria Laura e ela. Atualmente morava em Fortaleza-CE. Em sua homenagem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN o homenageou colocando o nome de Dalva Stella Nogueira Freire no Conservatório de Música, inaugurado em 25 de setembro de 2001, localizado na Rua Almino Afonso, Centro.

https://www.facebook.com/lindomarcos.faustino/posts/1533684103424056

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário