Seguidores

quinta-feira, 3 de maio de 2018

“O SEQUESTRO DO CEL. DAVID JACINTO DE SÁ PELO BANDO DE LAMPIÃO"


Por Cicero Aguiar Ferreira

Na foto o Cel. David Jacinto de Sá e sua esposa Joana Tavares de Sá (ou Joana Gomes de Sá, Joana Tavares Muniz), segundo o amigo José Lopes Tavares, a moça que está com o casal é a afilhada deles, que se chamava Monza. David Jacinto nasceu em meados do ano de 1859 e faleceu com 85 anos de idade no dia 04 de dezembro de 1944. Essa foto foi cortesia do amigo Paulo Cabeleireiro de Verdejante-PE.


Em meados do ano de 1926, Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) invade e saqueia o povoado de Bezerros (Verdejante-PE), o alvo era Cel. David Jacinto, o chefe político do lugar. Lampião exigiu a quantia de 10 contos de réis do coronel, que prontamente se negou a entregar a quantia. Lampião ficou muito irritado com a negativa, então, ordenou que os cangaceiros amarrassem o coronel de costas num jumento e o sequestrou. A esposa do sequestrado, a Sra. Joana Tavares de Sá (ou Joana Gomes de Sá, Joana Tavares Muniz) (Dona Joaninha), recorreu ao Cel. Veremundo Soares de Salgueiro, e ele empresta os 10 contos de réis para pagar o resgate, Dona Joaninha faz uma promessa, que se o seu esposo voltasse para casa a salvo, ela mandaria celebrar uma missa. Com o dinheiro emprestado por Veremundo, Dona Joaninha entrega a quantia ao Sr. Manoel Coelho e pede que ele saia à procura do bando de Lampião, era do conhecimento que o grupo de cangaceiros tinha ido em direção da localidade chamada Carnaúba, então o dinheiro foi entregue pelo portador, Lampião solta o sequestrado e ele volta a salvo para sua casa. Para cumprir a promessa foi mandado celebrar uma missa e uma festa com os vaqueiros no dia 08 de dezembro, dando então início a tradicional Missa do Vaqueiro, que até hoje é realizada.

Por Cicero Aguiar Ferreira

Fonte de pesquisas: ACAVE (Associação Cultural e Artística de Verdejante), Genealogia Pernambucana, documento digitalizado do cartório de Verdejante (assentamento do óbito de David Jacinto de Sá).
Foto: Paulo Cabeleireiro.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1916242141743701&set=a.735921739775753.1073741842.100000738011699&type=3&theater&ifg=1


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário