Seguidores

quinta-feira, 21 de junho de 2018

A MORTE DO CANGACEIRO SABINO GOMES

Por José João Sousa

O calendário marcava 27 de março de 1928, quando o Estado Maior do cangaço conversava sobre a possibilidade de Antônio, da Piçarra, ter traído a todos, baseado na demora em trazer as mercadorias, visto que não era comum o atraso, Sabino bem não fechou a boca levou um tiro no tórax, disparado pelo sargento Hercílio Nogueira, no mesmo instante que começou a cair uma forte chuva.

Em meio aos trovões, relâmpagos, gritos e tiros, os cangaceirosconseguiram fugir levando Sabino seriamente ferido e em rápidos movimentos e dribles, deixaram as Volantes atirando entre si, confundindo uns com os outros.

Os cabras de Lampião em fuga, fazendo tudo para garantir a vida de Sabino, cuidavam do ferimento como de costume, com ervas do mato e orações. Subiam e desciam os serrotes, os lajedos e evitavam andar por lugares movimentados. 

Precárias eram a comida e a bebida, praticamente não dormiam. E assim foram duas intermináveis semanas. De vez em quando, Sabino cada vez pior e sem ânimo, pedia que acabassem com seu sofrimento.

Lampião cuidava de encoraja-lo. Estimulava a viver.

A febre ardia.

O ferimento cheirava mal.

Após muita insistência do moribundo, o cangaceiro Mergulhão topou a parada de abreviar a angustia do companheiro. Nesse momento estavam descansando debaixo de uma quixabeira, alguns cangaceiros chupando umbus para aliviar a cede e a fome ao mesmo tempo. Toda conversa entre os dois estava se desenrolando com toda naturalidade para os presentes. Sabino disse a Mergulhão: “- Quando eu disser amém, você atire,” Cobriu o rosto com o chapéu e começou a rezar o Pai Nosso, quando pronunciou a palavra combinada, um tiro seco rompeu o silêncio daquela manhã de inverno. Mergulhão atendeu ao pedido do amigo, com um tiro de misericórdia em cima do chapéu, para atingir o rosto do lugar- tenente do Rei do Cangaço.

Do livro: LAMPIÃO E O SERTÃO DO PAJEÚ
De: Anildomá Willans de Souza

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1517605741684698&set=gm.1038125286351587&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário